ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Venda de seminovos e usados cresce 17,3% e bate recorde histórico

Estabilidade nos preços e maior oferta impulsionaram mercado; na Capital, lojistas têm avaliações diferentes

Por Viviane Oliveira | 22/01/2026 11:58
Venda de seminovos e usados cresce 17,3% e bate recorde histórico
Leonardo de Oliveira Herbas, da HM Motors, avalia as vendas como positivas (Foto: Henrique Kawaminami)

A venda de veículos usados e seminovos no Brasil bateu recorde histórico em 2025, impulsionada pela estabilidade nos preços e pela maior oferta no mercado. Ao todo, 18,5 milhões de unidades foram comercializadas no País, crescimento de 17,3% em relação a 2024, segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). Esse foi o maior volume da série histórica iniciada em 2012.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A venda de veículos usados e seminovos no Brasil atingiu marca histórica em 2025, com 18,5 milhões de unidades comercializadas, representando um crescimento de 17,3% em relação ao ano anterior, segundo dados da Fenauto. A estabilidade nos preços e a maior oferta no mercado foram os principais fatores para este desempenho. Em Campo Grande, comerciantes do setor relatam experiências distintas. Enquanto alguns destacam aumento nas vendas e maior procura por modelos como Onix, HB20 e SUVs compactos, outros apontam desempenho inferior a 2024, com juros elevados como principal entrave. No cenário nacional, os veículos novos tiveram aumento de 3,05%, enquanto os usados registraram queda de 2,26% nos preços.

Em Campo Grande, comerciantes do setor confirmam que a estabilidade de preços marcou o ano, mas divergem quanto ao impacto direto nas vendas. Para Bruna Soares, da revenda Federal Car, com 3 unidades na cidade, o cenário favoreceu a decisão de compra dos consumidores e aumentou o giro do estoque.

“Com o aumento da oferta de veículos no mercado, os valores ficaram mais equilibrados, o que trouxe mais segurança para o cliente decidir a compra. Isso refletiu e reflete ainda diretamente no aumento da procura e no giro do estoque”, afirma.

Segundo ela, os modelos com melhor custo-benefício e manutenção acessível lideraram as vendas, como Onix, HB20, Gol, Polo e Cronos, além de SUVs compactos, como Creta e T-Cross, que seguem muito procurados. O financiamento, mesmo com juros ainda elevados, também contribuiu para o desempenho, diante da estabilidade dos preços e de promoções pontuais.

Já Cláudio César Dona Mena, da Giovel Automóveis, avalia que, apesar da estabilidade nos valores, 2025 teve desempenho inferior ao ano anterior. “A estabilidade realmente ocorreu por causa da grande oferta no mercado, mas não houve favorecimento nas vendas. Pelo contrário, 2025 foi bem inferior a 2024”, afirma. Segundo ele, a maior procura se concentrou em veículos de menor valor, com cinco a dez anos de uso, e os juros elevados foram um dos principais entraves. “Acreditamos que pode melhorar. Apesar de ser um ano político, a esperança é grande”, completa.

Venda de seminovos e usados cresce 17,3% e bate recorde histórico
Imagem da Giovel Automóveis vista do alto, na Rua Antônio Maria Coelho (Foto: reprodução/Facebook)

Avaliação semelhante, porém com viés mais positivo, é feita por Leonardo de Oliveira Herbas, da HM Motors. Segundo ele, a estabilidade de preços ao longo de 2025 contribuiu para o equilíbrio da oferta e favoreceu as vendas. “A estabilidade realmente se confirmou. A maior oferta de veículos deixou o mercado mais equilibrado e a gente percebeu um aumento na procura. Dezembro e janeiro foram meses muito bons para nós, apesar de os valores ainda estarem em ajuste”, avalia.

Conforme o comerciante, o período do ano também influenciou o perfil das vendas. “Os modelos que mais saíram foram os hatch e os SUVs, muito por conta da época, com pessoas comprando carros para viajar”, explica. Para ele, apesar dos ajustes nos valores, o balanço do ano é positivo. “Foi um ano saudável, não posso reclamar. Temos muita confiança nos nossos clientes e na forma como trabalhamos”, explicou.

Cenário nacional - De acordo com a Fenauto, a valorização dos preços dos veículos usados foi baixa ou próxima da estabilidade ao longo de 2025, fator considerado determinante para o crescimento das vendas. No mesmo período, o mercado de veículos zero-quilômetro apresentou desempenho abaixo do esperado pela indústria.

As vendas de automóveis novos avançaram 2,1%, frustrando a projeção inicial de crescimento de 6,3%, depois revisada para 5%, conforme dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ao todo, 2,69 milhões de veículos zero-quilômetro foram vendidos no mercado interno em 2025.

“O preço do carro novo ficou fora do alcance financeiro da maior parte da população brasileira”, afirma Everton Fernandes, presidente da Fenauto. Segundo o IPCA (Índice de preços ao consumidor), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os veículos novos ficaram, em média, 3,05% mais caros em 2025, enquanto os automóveis usados registraram queda média de 2,26% nos preços.

Venda de seminovos e usados cresce 17,3% e bate recorde histórico
Faixa de compra e venda de veículos na revenda HM Motors (Foto: Henrique Kawaminami)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.