ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Bope capacita profissionais de escolas para situações emergenciais

Profissionais recebem treinamento para lidar com situações que exigem condutas específicas de segurança

Guilherme Correia | 19/04/2023 00:04
Agente do Bope durante capacitação. (Foto: Divulgação)
Agente do Bope durante capacitação. (Foto: Divulgação)

Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da Polícia Militar deu início nesta terça-feira (18) ao treinamento e capacitação de profissionais de escolas públicas e particulares para lidar com situações emergenciais que demandem condutas específicas de segurança no ambiente escolar.

Durante dois dias, mais de 20 profissionais receberão instruções como conhecimento das fases da interrupção, mitigação e resposta, estudo de ambiente para fuga e evasão, contato com policiamento escolar, noções de explosivos e conduta primária, além da confecção do POP (Plano Operacional Padrão).

A capacitação começou com funcionários de seis escolas, entre públicas e particulares, que estão recebendo o treinamento no prédio do Batalhão de Operações. A proposta é atender todas as escolas do Estado de forma progressiva. O objetivo é criar uma cultura de segurança nas escolas para que os profissionais saibam como agir em situações de risco.

Em publicação no site de notícias do governo do Estado, o comandante do Bope, tenente-coronel Vinicius de Souza Almeida, ressalta que quanto mais preparados estiverem os profissionais, mais êxito terão nas ações de segurança.

Inicialmente, foram feitas visitas aos prédios para avaliação da engenharia e arquitetura predial e para anotar pontos de observação que serão repassados às escolas para que haja melhoria na segurança e facilite o protocolo de fugir, esconder e resolver.

O Bope atua em situações de segurança pública que fogem da naturalidade e, por isso, criou um protocolo para transmitir a toda rede de ensino. Em maio, o Batalhão iniciará o Curso de Multiplicadores, que será a instrução de policiais militares para que estes repliquem a outras equipes da PM o treinamento específico para casos de condutas de segurança em ambiente escolar.

A capacitação com os profissionais da educação é mais uma das ações estratégicas do Plano de Gestão de Risco e Segurança nas unidades educacionais, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Militar. É necessário criar uma cultura de conhecimento e prevenção dentro do ambiente escolar para que os profissionais saibam exatamente o protocolo que devem seguir em casos de situações de risco, como é comum no Japão em relação aos terremotos, por exemplo.

Para uma funcionária da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, a capacitação foi excepcional e permitiu visualizar e colocar em prática ações de grande importância, além de receber treinamento para observar e detectar ações de risco.

Nos siga no Google Notícias