Candidatos avaliam o 1º dia do Enem 2025 como mais fácil e atual
Vestibulandos de todas as idades consideraram os temas abordados no exame como leves e relevantes

Os primeiros candidatos a deixar os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 em Campo Grande consideraram o exame deste domingo (9) mais “fácil” do que o do ano passado. O tema da redação, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, foi avaliado como atual e relevante. Ao todo, 57.941 pessoas se inscreveram para fazer a prova, que começou às 11h. Por volta das 14h30, os primeiros participantes já haviam sido liberados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A cuidadora Miriam Souza da Silva, de 49 anos, sempre faz o Enem e considerou a prova deste ano mais atualizada e fácil de fazer, com temas necessários para a sociedade. Ela pretende prestar vestibular para psicologia e acredita que, além dos estudos, estar atualizada com as notícias é importante na hora de prestar a prova.
- Leia Também
- "Perspectivas do envelhecimento" é tema da redação do Enem 2025
- Fechamento dos portões do Enem teve correria e frustração de quem ficou de fora
“É um tema bem atualizado, tanto as questões quanto a redação, e eu me surpreendi quando vi que falava sobre a terceira idade nos dias de hoje. Achei muito interessante, válido e uma forma verdadeira de se pesquisar como está o pensamento social em relação ao que é ser brasileiro nesse momento”, disse Miriam.

O motoentregador Roberto Gonçalves Gomes, de 51 anos, fez a prova pela segunda vez, incentivado pelo filho. Ele considerou o teste mais fácil do que o de 2024, quando o fez apenas como teste, e agora planeja ingressar em jornalismo ou farmácia. “Estou buscando de novo meus sonhos de antigamente. Por incentivo do meu filho, voltei a tentar”, contou.
Para o estudante Kauã Levi Morosbone, de 17 anos, que fez o Enem pela primeira vez, o exame foi tranquilo. “Os textos estavam bem explicativos e ajudavam muito. Eu faço redação desde pequeno, então foi tranquilo. Achei o tema atual”, disse o jovem, que pretende cursar engenharia automotiva.

Já Flávia Alessandra Caetana Pereira, de 16 anos, fez o Enem pela segunda vez e está se preparando para prestar vestibular de Medicina. Ela também achou a prova deste ano mais "leve", se comparada à do ano passado, quando foi uma das três últimas da sua sala a terminar o exame.
“Este ano, eu já consegui sair rápido. Eu acho que o principal foi o tema da redação, que me pegou bastante. No ano passado, eu não consegui contextualizar bem, porém, neste ano, percebi que consegui fazer tranquilamente; achei o tema básico, superficial, sem muito aprofundamento”, relata.
A segunda etapa do Enem será aplicada no próximo domingo (16), com questões de Matemática e Ciências da Natureza. As provas ocorrem em 1.804 municípios de todo o país, com exceção de algumas cidades do Pará, onde o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP 30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens:







