ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Com provas em Campo Grande, 1ª etapa do Revalida será realizada em março

Exame com provas teórica e prática avalia bacharéis de Medicina formados no exterior

Por Silvia Frias | 21/01/2025 07:16
Com provas em Campo Grande, 1ª etapa do Revalida será realizada em março
Bacharéis em Medicina, formados no exterior, na edição 2022 do exame (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A 1ª etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) foi marcada para dia 23 de março de 2025, com provas em Campo Grande e mais nove capitais, além do Distrito Federal. O resultado está previsto para ser divulgado em junho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 1ª etapa do Revalida, exame nacional para revalidação de diplomas médicos estrangeiros, ocorrerá em 23 de março de 2025, com provas em Campo Grande e outras nove capitais, além do Distrito Federal. As inscrições serão de 27 a 31 de janeiro, com taxa de R$ 410,00. O exame teórico contará com 100 questões objetivas e 5 discursivas, e os resultados serão divulgados em junho. O Revalida avalia competências nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família, visando garantir a adequação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O edital com as datas e regulamentação foi publicado hoje (21), no Diário Oficial da União. O Revalida é dividido em duas etapas, sendo provas teórica e prática. A segunda fase, conforme relatado no documento, será publicada posteriormente, em edital próprio.

As etapas do Revalida abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS.

As inscrições para a 1ª etapa serão realizadas de 27 a 31 de janeiro, com pagamento de inscrição até 5 de fevereiro. O valor estipulado é de R$ 410,00.

Além de Campo Grande, as provas serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e no Distrito Federal. Os candidatos terão acesso às informações dos locais de prova nas páginas dos candidatos.

No dia da prova, 23 de março, os portões serão abertos às 6h (MS), com fechamento às 6h45. As provas começam às 7h. À tarde, serão iniciadas às 12h (MS).

Essa parte teórica terá 100 questões na parte objetiva e 5 na discursiva. O candidato também terá de enviar documentação comprobatória de conclusão de curso, como diploma, certificado ou declaração. O resultado definitivo, depois dos recursos, será divulgado no dia 3 de junho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias