Estudantes do IFMS recebem prêmio por jogos digitais sobre educação fiscal
Um dos games vencedores aborda temas como sonegação e uso indevido de criptomoedas
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) conquistou as duas primeiras colocações na categoria Tecnologia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, promovido pela Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais). Os projetos foram desenvolvidos no campus de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O 1º lugar foi obtido com o projeto "Jogo Digital Fiscalização Animal com Jack Arex e Karol Karol", criado pelo professor Alexandre Soares da Silva. Voltado para adolescentes, o jogo usa combinação de narrativa, ação e investigação para ensinar educação fiscal. Inspirado na cultura e nas paisagens de Mato Grosso do Sul, o game aborda temas como nota fiscal, sonegação e uso indevido de criptomoedas, incentivando escolhas éticas e consciência cidadã.
O professor explica que, ao desenvolver a narrativa do jogo, o objetivo foi tratar de assuntos frequentemente polêmicos no campo da educação fiscal, como o conflito entre sonegadores e o interesse da sociedade. "A partir desses temas, construímos uma narrativa investigativa que traz situações semelhantes ao mundo real, mas sem ser excessivamente rígida ou detalhada", afirma.
O propósito do jogo, segundo ele, é transmitir conceitos sobre tributos e impostos, além de mostrar o impacto deles na vida do cidadão, estimulando o senso crítico dos jogadores. "A ambientação e os personagens foram baseados em locais de MS para refletir a regionalização do jogo. As mecânicas, diálogos e o desenvolvimento do jogo também seguiram uma metodologia já utilizada em um projeto anterior", complementa o professor.
O game pode ser acessado gratuitamente em qualquer navegador web, tanto em computadores quanto em celulares. Também estão disponíveis versões para Windows e Linux.
O 2º lugar foi conquistado pelo projeto de extensão “Uma Nova História para a Educação Fiscal do MS: Brincando e Aprendendo através de Jogos Lúdicos”, apresentado pela professora Celeny Fernandes Alves. A iniciativa integra o PEEF/MS (Programa Estadual de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul), executado em parceria com a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) e outras instituições.
Neste projeto, o IFMS ficou responsável pelo desenvolvimento de jogos digitais para promover a formação de uma cidadania fiscal, e dois desses jogos foram premiados: "Desafios da Educação Fiscal" e "Tributo do Milhão". Os jogos abordam temas como a função social dos tributos, recursos públicos e cidadania, por meio de cruzadinhas, desafios, jogos de memória e perguntas de múltipla escolha.
O projeto também contribui para a disseminação de conceitos essenciais sobre a educação fiscal, como a função social dos tributos, a aplicação dos recursos públicos e a compreensão de como os valores arrecadados são usados para beneficiar a sociedade.
Os jogos foram desenvolvidos por estudantes dos cursos técnico integrado ao ensino médio em Informática e superior de tecnologia em Sistemas para Internet, Alexandre, Thales Farias Duarte e Márcio Osshiro, todos da área de Informática. A primeira fase foi realizada pelas egressas Mileny Figueiredo, Mariana Castro e Talita Florentino e, posteriormente, a equipe foi composta por Jonathan Marzurkiewicz, Takuya Uchino, Larissa Ishibashi e Nicolas Valente.
Três estudantes, sendo dois da graduação e um do técnico integrado, foram selecionados por meio de edital para receber bolsas mensais de R$ 1.100, com duração de 11 meses, até fevereiro de 2026.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



