ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEGUNDA  09    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

Férias acabam para quase 300 mil estudantes nas redes municipal e estadual

Governador Eduardo Riedel (PP) participa da abertura na Escola Maestro Frederico Lieberman, no Monte Castelo

Por Ângela Kempfer | 09/02/2026 06:22
Férias acabam para quase 300 mil estudantes nas redes municipal e estadual
Alunos da rede estadual de ensino no retorno as aulas (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

As aulas começaram nesta segunda-feira (9) para os alunos das redes municipal e estadual de ensino em Mato Grosso do Sul. Embora o planejamento pedagógico tenha sido iniciado no dia 2 de fevereiro, com retorno de professores e organização interna das escolas, é hoje que salas voltam a encher e o ano letivo passa, de fato, a funcionar em ritmo completo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mais de 300 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Mato Grosso do Sul retornaram às aulas nesta segunda-feira (9). A Rede Municipal de Ensino de Campo Grande atende 115 mil alunos, enquanto a Rede Estadual conta com 187 mil estudantes distribuídos em 349 escolas. O calendário letivo de 2024 prevê 200 dias para a rede municipal e 223 para a estadual, com término em dezembro. As férias de meio de ano estão programadas para julho, e ambas as redes incluem períodos para formação continuada de professores e atividades específicas ao longo do ano.

Na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, o calendário de 2026 prevê 200 dias letivos, com encerramento oficial em dezembro. A rede atende cerca de 104 mil alunos, distribuídos entre educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ao todo, 207 escolas e Centros de Educação Infantil iniciam as aulas presenciais normalmente, sem registro de impedimentos por problemas estruturais.

De acordo com a prefeitura, durante o período de recesso escolar, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) realizou uma série de ações de preparação nas unidades, como manutenção preventiva e corretiva, limpeza geral, serviços de roçada, pequenos reparos elétricos e hidráulicos, além da organização dos espaços escolares.

Ainda de acordo com o Executivo, a merenda escolar está assegurada em todas as unidades desde o primeiro dia de aula e também o transporte escolar, especialmente para estudantes da zona rural, está organizado e regularizado.

Férias acabam para quase 300 mil estudantes nas redes municipal e estadual
Alunos da rede municipal de ensino de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Já na REE (Rede Estadual de Ensino) também inicia as aulas hoje, após uma semana dedicada à apresentação de professores e confirmação de lotações. A rede estadual tem hoje 187 mil estudantes, matriculados em 352 escolas, espalhadas pelos 79 municípios do Estado. Nesta manhã, o governador Eduardo Riedel (PP) participa da abertura na Escola Maestro Frederico Lieberman, no Monte Castelo.

Apesar de estruturas e normativas próprias, as duas redes alinharam a data de início das aulas para os estudantes. No caso do Estado, o ano letivo segue até 18 de dezembro, com 223 dias letivos. As férias de meio de ano estão marcadas de 17 a 31 de julho, e os exames finais ocorrem entre 10 e 16 de dezembro.

O calendário estadual inclui ainda 8 feriados, 7 pontos facultativos e 10 dias de folga vinculados à jornada formativa, período reservado à capacitação de professores ao longo do ano. Um dos intervalos mais longos é a chamada Semana do Saco Cheio, entre 10 e 18 de outubro, que concentra datas comemorativas e feriados escolares.

Na rede municipal, além das férias de janeiro e do recesso de 14 a 31 de julho, o planejamento pedagógico prevê formações continuadas em datas já definidas ao longo do ano. O calendário é dividido em quatro bimestres e inclui avaliações diagnósticas, reuniões com pais, simulados internos e atividades específicas para a educação infantil, como a “semana do brincar”.

As normativas das duas redes reforçam a responsabilidade das direções escolares no cumprimento integral dos dias letivos e da carga horária mínima. Há previsão de flexibilidade apenas em situações específicas, como nas escolas do campo, que podem ajustar datas conforme condições climáticas ou o ciclo agrícola, desde que com autorização formal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.