IFMS abre vagas para cursos de graduação gratuitos em oito municípios
Requisito é ter feito qualquer edição do Enem de 2013 em diante e ter tirado acima de zero na redação
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para 581 vagas remanescentes na graduação, oferecidas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.
São ofertadas 17 opções de cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnologias: Alimentos, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Automação Industrial, Computação, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Química, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
Os interessados têm até 17 de julho para acessa a Página do Candidato. Tanto as inscrições, quanto os cursos são gratuitos. As vagas ofertadas são exclusivamente para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.
A seleção é aberta àqueles que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 em diante, tendo obtido nota acima de zero na redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.
As regras do processo seletivo estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.
Ao se inscrever, o candidato autoriza o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Por isso, a inscrição deve ser feita utilizando o CPF do próprio candidato, para consulta no arquivo de notas do exame.
Seleção - O processo seletivo é feito com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2013. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota, em cada um dos cursos ofertados, estão disponíveis no item 5 do edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção.
A divulgação dos candidatos aptos à matrícula e em lista de espera está prevista para 20 de julho. As matrículas deverão ser feitas entre 24 e 28 do mesmo mês. As aulas terão início no dia 24 de julho.
Vagas residuais - Caso as vagas remanescentes não sejam preenchidas de acordo com o cronograma do edital, o IFMS irá divulgar a relação de vagas residuais no dia 3 de agosto.
Qualquer cidadão que tenha o ensino médio completo poderá se inscrever para as vagas residuais entre 7 e 11 de agosto. As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Cerel (Central de Relacionamento) do campus do Instituto Federal em que o interessado pretende estudar.
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br .