Inscrições para o Prouni começam dia 24 de janeiro
Prazo vai até 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro
As inscrições para o Prouni (Programa Universidade Para Todos) serão abertas nesta sexta-feira (24). O prazo vai até 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro, no site oficial. Já a segunda chamada será divulgada quase no final do mês, no dia 28.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
As inscrições para o Prouni (Programa Universidade Para Todos) estarão abertas de 24 de janeiro a 28 de janeiro, com o resultado da primeira chamada sendo divulgado em 4 de fevereiro. O programa oferece bolsas integrais e parciais para estudantes que concluíram o ensino médio e atendem a critérios específicos, como ter cursado em escola pública ou ser professor da rede pública. Para se inscrever, os candidatos devem ter participado do Enem 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos. A consulta de disponibilidade de bolsas começará em 13 de janeiro, e os candidatos poderão escolher até duas opções de curso e instituição durante a inscrição.
Estudantes terão de 26 a 27 de março para demonstrar interesse pela lista de espera. No dia 1º de abril os nomes estarão disponíveis. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet.
O recurso é voltado a aqueles que já concluíram o ensino médio e buscam bolsas integrais ou parciais em cursos de graduação em instituições privadas do país. Para participar, é necessário atender a pelo menos uma das condições descritas no edital publicado pelo Ministério da Educação, como, ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada; ser uma pessoa com deficiência, ser professor da rede pública
Além disso, o candidato deve ter participado do Enem 2023 ou 2024, obtendo uma média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. Quem fez o Enem como treineiro não pode concorrer, e, caso o candidato tenha feito a prova mais de uma vez, a melhor pontuação será considerada.
Como fazer - A partir de 13 de janeiro os interessados poderão consultar a disponibilidade de bolsas por instituição, curso e turno. É possível optar por bolsas de ampla concorrência ou no sistema de cotas, voltadas às pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência.
Para isso, os candidatos devem criar uma conta nesse link, fazer login com CPF e senha, e fornecer dados pessoais e familiares. Durante a inscrição, é necessário escolher até duas opções de curso, instituição, turno e tipo de bolsa. É preciso que os cursos sejam inscritos em ordem de preferência, conforme a renda familiar bruta mensal.
Cerca de 40 mil candidatos participaram das provas em Mato Grosso do Sul. O exame aconteceu em novembro. Os candidatos tiveram que responder questões de ciências humanas, da natureza, linguagens e matemática. Além disso, dissertar sobre o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.