ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Saiba onde emitir a Carteira do Professor a partir desta quinta-feira

O documento oficial tem validade de 10 anos em todo o território nacional

Por Izabela Cavalcanti | 16/10/2025 09:04
Saiba onde emitir a Carteira do Professor a partir desta quinta-feira
Professora ensinando aluno em escola estadual (Foto: Divulgação/SED)

A CNDB (Carteira Nacional Docente do Brasil) pode começar a ser emitida nesta quinta-feira (16). A novidade foi anunciada na quarta-feira (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) começa a ser emitida nesta quinta-feira (16), conforme anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento, com validade de 10 anos, pode ser solicitado na página Mais Professores mediante acesso via conta gov.br, por professores com CPF regular e em exercício. O programa oferece benefícios como meia-entrada em eventos culturais e descontos através do selo #TôComProf em estabelecimentos parceiros. O Governo Federal também anunciou cartões de crédito com condições especiais para a categoria. As empresas interessadas podem aderir ao programa até 30 de novembro, oferecendo descontos mínimos de 10%.

O acesso pode ser feito na página Mais Professores, com acesso via conta gov.br. É necessário que o professor tenha CPF regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade.

O sistema trará de forma automática, os dados pessoais e informações sobre vínculo com as instituições de ensino. Caso algum dado esteja incorreto, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora para a correção.

Após confirmar os dados, deverá informar endereço completo e contato de e-mail e telefone. Depois, faça o carregamento de uma foto dentro dos parâmetros do sistema.

Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão. Ao final, será exibida a versão digital da CNDB, com opção para download, que já dá acesso aos benefícios do Mais Professores.

O documento oficial tem validade de 10 anos em todo o território nacional, para professores da educação básica e superior, de escolas e instituições públicas e privadas.

Benefícios – O documento facilita o acesso a benefícios já garantidos à categoria, como meia-entrada em eventos culturais (cinemas, teatros e shows).

No evento, o Governo Federal anunciou outros investimentos para o Programa Mais Professores, lançado em janeiro deste ano, como cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis e os primeiros benefícios do #TôComProf, que reúne lojas físicas, e-commerce e serviços de várias categorias.

O selo #TôComProf será exibido nos pontos de venda das empresas parceiras, sinalizando que ali o professor encontra condições diferenciadas. Para utilizar o benefício, basta apresentar a carteira.

As empresas devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação; cultura e lazer; higiene e limpeza; moradia; saúde; transporte; entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses ou em quantidade específica.

O edital de chamamento público para empresas interessadas segue aberto até 30 de novembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.