ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

UFMS sobe indicadores de ensino e pesquisa em avaliação internacional

Na edição deste ano, em todas as áreas nas quais a universidade se classificou, houve aumento nas notas

Por Fernanda Palheta | 22/01/2026 17:35
UFMS sobe indicadores de ensino e pesquisa em avaliação internacional
Monumento O Paliteiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis)

Depois da nota máxima em Medicina e da maior nota de corte do país para ingressar no curso de Direito, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) alcançou mais um indicador de excelência esta semana. A Universidade apareceu entre as melhores do mundo em cinco áreas do conhecimento, de acordo com avaliação do Times Higher Education (THE) World University Rankings by Subject, um dos principais levantamentos sobre o desempenho das universidades por área de estudo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) conquistou posição no Times Higher Education World University Rankings by Subject, destacando-se em cinco áreas do conhecimento. A instituição alcançou classificações nas áreas de Estudos em Educação (801+), Ciências da Vida (801-1000), Ciências Sociais (1001+), Medicina e Saúde (1001+) e Engenharia (1251+).A universidade também obteve conquistas significativas em seus cursos de Medicina e Direito. Os cursos de Medicina em Campo Grande e Três Lagoas receberam nota máxima no Enamed, enquanto o curso de Direito registrou a maior nota de corte do Brasil no Sisu 2026, com 802,97 pontos na ampla concorrência.

Segundo o ranking internacional, as áreas de Estudos em Educação alcançaram a posição 801+; já a de Ciências da Vida ficou em 801–1000; as áreas de Ciências Sociais e Medicina e Saúde alcançaram 1001+; e Engenharia ficou classificada em 1251+.

Na área de Ciências Sociais, houve um expressivo crescimento no pilar Indústria, cuja pontuação passou de 27,0 para 43,0 pontos em 2026, representando um aumento de 59% em relação ao ano anterior. Outra área com desempenho relevante nesse pilar foi Estudos em Educação, que passou de 18,2 para 36,7 pontos.

A classificação avalia as instituições com base no ensino, ambiente e qualidade de pesquisa, indústria e perspectiva internacional, aplicando pesos diferenciados de acordo com as características de cada área de estudo avaliada.

Para a reitora Camila Ítavo, este é um reconhecimento do trabalho desenvolvido de forma contínua pela Universidade. “Estar presente nesse ranking por áreas reforça a importância dos investimentos em ensino, pesquisa e inovação, valorizando ainda o trabalho coletivo de professores, técnicos e estudantes”, disse.

Na edição deste ano, em todas as áreas nas quais a UFMS se classificou, houve aumento nas notas dos pilares Indústria, Ambiente de Pesquisa e Ensino.

“As áreas em destaque no ranking estão diretamente relacionadas à formação de profissionais, à melhoria das políticas públicas, ao cuidado com a saúde da população e ao desenvolvimento científico e tecnológico, com benefícios concretos para a sociedade, demonstrando o impacto social do conhecimento produzido na UFMS”, completa a reitora.

Medicina UFMS – Os cursos de Medicina da UFMS de Campo Grande e de Três Lagoas alcançaram a nota máxima no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). A Universidade está entre as três instituições de ensino superior do Centro-Oeste com o conceito 5, o maior índice, na avaliação realizada em 2025.

Em todo o país, apenas dois cursos, um da UFMS e outro da Universidade Federal de São Carlos, obtiveram 100% dos participantes com desempenho proficiente. Dos 350 cursos avaliados no país, apenas 49 obtiveram o conceito 5, sendo 21 deles vinculados a instituições federais de ensino superior.

Direito UFMS – O curso de Direito da UFMS também foi destaque esta semana. No primeiro dia de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026, na última segunda-feira (19), o curso registrou a maior nota de corte do Brasil na área. Para garantir uma das vagas, o estudante precisava alcançar 802,97 pontos na modalidade de ampla concorrência, a mais alta entre todos os cursos de Direito do país.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.