ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

X pede novo desbloqueio, mesmo com multa paga em "conta errada"

Multa de R$ 26 milhões teve pagamento efetivado, mas não cumpriu exigências do STF

Por Gustavo Bonotto | 04/10/2024 21:47
Perfil do bilionário Elon Musk no X, antigo Twitter. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Perfil do bilionário Elon Musk no X, antigo Twitter. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O X (antigo Twitter) voltou a pedir o desbloqueio da plataforma no Brasil depois que o pagamento de multas foi efetuado. Mais cedo, a reportagem noticiou que o montante de R$ 26 milhões foi pago em uma conta errada, e segundo a administração do microblog, trata-se de "mera providência administrativa".

Manifestação enviada ao gabinete de Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), discorre que foi comprovado o pagamento integral das multas estipuladas pela Corte. "[...] Tendo sido certificado e comprovado, é certo que restou preenchida a única condição remanescente para o desbloqueio da plataforma do X em território nacional".

Ainda segundo o texto, o X afirma que fez o pagamento por meio de uma guia de depósito judicial – uma espécie de boleto bancário – emitida pela Caixa Econômica por orientação do próprio STF.

“O X Brasil jamais foi intimado a efetuar o referido pagamento por meio de depósito na conta vinculada a estes autos. Pelo contrário, o mesmo foi realizado por meio do pagamento de guia de depósito emitida pela Caixa Econômica Federal de acordo com as orientações recebidas deste Supremo Tribunal Federal”, diz o documento.

A plataforma encerrou o comunicado pedindo que o ministro notifique imediatamente a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para levantar o bloqueio em todo o território nacional. Mais cedo, Moraes  também pediu que a PGR (Procuradoria-Geral da República) informe se é a favor do retorno do aplicativo, sinalizando que vai aguardar o parecer antes de decidir.

A rede social do bilionário Elon Musk, por sua vez, afirma que a única condição estabelecida pelo ministro para o retorno do aplicativo foi o pagamento das multas, “sem a necessidade de prévia oitiva da Procuradoria-Geral da República”.

Vale lembrar que o antigo Twitter foi bloqueado em território nacional no dia 30 de agosto, por decisão do Tribunal. À época dos fatos, Musk havia fechado os escritórios da empresa no Brasil alegando que os representantes brasileiros corriam risco de serem presos por se negarem a impedir acusados de atentar contra a democracia de usar a rede.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias