ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Maioria diz que não, mas 11% fizeram denúncia no Disque 100

Canal é utilizado para receber diversos tipos de denúncias

Por Raíssa Rojas | 09/01/2025 07:52
Maioria diz que não, mas 11% fizeram denúncia no Disque 100
Homem apontando a mão com a escrita "Disque 100" (Foto: Reprodução)

O chamado “Disque Direitos Humanos” é o serviço que pode ser considerado “pronto-socorro” dos direitos humanos e atende várias situações de violações que ocorreram ou estão acontecendo. Das respostas da enquete de quarta-feira (8), 89% não precisaram fazer denúncia no Disque 100, e outros 11% disseram que sim.

A pergunta não tem caráter científico e visa somente refletir a opinião dos leitores sobre determinados temas do dia a dia. Os leitores deixaram seus relatos na rede social do Jornal.

Daniela da Rosa tentou, mas não conseguiu realizar sua denúncia. “Sim, mas sem sucesso”, relata. Para realizar uma denúncia no Disque 100 é necessário ligar para o número 100, gratuito e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em seguida, deve informar o tipo de violação da sua denúncia (Abuso e exploração sexual infantil, discriminação e preconceito, trabalho escravo, violência doméstica, violação de direito dos idosos, entre vários outros).

Após registradas, as denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes. O Disque 100 garante o anonimato de quem faz a denúncia. Greissiele Oliveira conta que faz parte dos 89% que não precisaram utilizar o Disque 100. “Não, mas conheço pessoas que precisaram”, conta nas redes do Campo Grande News.

O Disque 100 também tem sua versão em aplicativo móvel. O aplicativo “Sabe - Conhecer, Aprender e Proteger” é uma forma interligada de denúncia. É disponibilizado gratuitamente para dispositivos com sistema Android e iOS.

Maioria diz que não, mas 11% fizeram denúncia no Disque 100

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias