ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Maioria diz ver ambulantes como trabalhadores em busca de sustento

79% dos participantes da enquete apoiam quem vive do comércio de rua

Por Geniffer Valeriano | 21/10/2025 07:08
Maioria diz ver ambulantes como trabalhadores em busca de sustento
Com banca improvisada, ambulante vende salgados na Praça Ary Coelho (Foto: Arquivo)

Nas calçadas e canteiros da cidade, a presença de vendedores ambulantes já faz parte do cotidiano dos campo-grandenses. Nesta segunda-feira (20), a enquete do Campo Grande News perguntou o que a população pensa ao ver esses trabalhadores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O comércio ambulante em Campo Grande divide opiniões entre a população, conforme pesquisa realizada pelo Campo Grande News. Enquanto 79% dos entrevistados consideram que os vendedores "estão batalhando para sobreviver", 11% acreditam que eles "ocupam espaço público indevido".A discussão ganhou destaque devido a um projeto que visa estabelecer regras mais claras para a atividade. Os próprios ambulantes reivindicam normas estáveis que lhes permitam trabalhar legalmente, manifestando interesse em se regularizar, embora encontrem dificuldades no processo.

Para 11% dos leitores, o primeiro pensamento ao ver um vendedor ambulante é que ele “está ocupando espaço público indevido”. Em contrapartida, a maioria (79%) acredita que essas pessoas “estão batalhando para sobreviver”. Outros 10% disseram que os ambulantes “já são parte da vida urbana”.

Nas redes sociais do portal, muitos leitores manifestaram apoio. Karla Alessandra Martins comentou que é melhor trabalhar do que roubar, que compra quem quer do vendedor ambulante e que apoia os vendedores ambulantes.

Tereza Yohana Gimenez afirmou preferir encontrar ambulantes nas ruas a ver pessoas pedindo esmola. “Eu penso que ele está trabalhando para sustentar a família e não está em cada esquina dessa cidade pedindo esmola, porque a nossa cidade está cheia de pedintes que não têm oportunidade ou não querem trabalhar”, escreveu.

Já Sander Sanabria disse admirar os trabalhadores ambulantes. “Admiro, pois dali vem o sustento dele e da família, e, se posso colaborar, sempre o faço. O trabalho formal exige muito e paga pouco, por isso, temos tantos ambulantes. Eles não atrapalham ninguém e são, em sua maioria, sonhadores que só querem uma condição de vida melhor para os seus.”

O comércio ambulante, que já faz parte da rotina da cidade, voltou ao centro das discussões por causa de um projeto que tenta criar regras mais claras para a atividade, mas que ainda divide opiniões e foi retirado de votação para ajustes.

Ao mesmo tempo, os próprios ambulantes pedem justamente o que falta: normas estáveis que permitam trabalhar sem medo de serem retirados do local. Muitos alegam que querem se regularizar, mas não sabem como.

Maioria diz ver ambulantes como trabalhadores em busca de sustento