Maioria dos contribuintes pretende parcelar IPTU e IPVA em 2026, revela enquete
Apenas 47% dos participantes disseram que irão realizar o pagamento à vista
A maioria dos leitores afirma que pretende pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de forma parcelada em 2026. O resultado da enquete deste domingo (21) aponta que 53% devem optar pelo pagamento a prazo, enquanto 47% dizem que pretendem quitar os tributos à vista.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Nos comentários no Facebook do portal, a redução dos descontos foi citada como fator decisivo. Sueli Andrade afirmou que a falta de vantagem financeira a fará parcelar. “Sempre paguei à vista, mas esse ano não vai ter desconto que compensa pagar à vista”, comentou.
- Leia Também
- Sem ônibus, 40% usaram corrida de aplicativo para chegar ao trabalho
- Empresas de ônibus são as principais responsáveis pela greve, dizem leitores
Mada Brites também destacou que o desconto o pesou em sua escolha. “Já que tirou o incentivo de 20% de desconto para o pagamento à vista, vou parcelar em muitas parcelinhas”, escreveu.
Prazos – O IPTU poderá ser pago à vista até 12 de janeiro de 2026, com desconto de 10% para contribuintes sem débitos com o município. Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o valor em até 12 vezes, com vencimentos mensais de janeiro a dezembro de 2026. Já o IPVA terá desconto de 15% para pagamento à vista e poderá ser parcelado em até cinco vezes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



