ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 21º

Enquetes

Nova enquete questiona causas do aumento da população carcerária em MS

Estado registrou crescimento de 33% no número de presos em um ano, segundo Anuário Brasileiro de Segurança

Por Viviane Oliveira | 25/07/2025 08:09
Nova enquete questiona causas do aumento da população carcerária em MS
Presos no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) (Foto: divulgação / Agepen)

A nova enquete do jornal já está no ar e propõe um debate sobre os fatores que explicam o aumento da população carcerária em Mato Grosso do Sul. A pergunta é: o crescimento está ligado a mais prisões por crimes graves, à falta de políticas de reintegração social ou ao grande número de ações judiciais? Leitores podem votar e também comentar nas redes sociais do jornal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Nova enquete investiga causas do aumento da população carcerária em Mato Grosso do Sul. O questionamento aborda se o crescimento de 33% no número de presos, revelado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, está relacionado ao aumento das prisões por crimes graves, à ineficiência das políticas de ressocialização ou ao volume de ações judiciais no estado.O anuário aponta que MS tem 29.488 pessoas encarceradas, 8 mil a mais que em 2023, superlotando presídios masculinos e femininos. O déficit de vagas chega a 14.635, resultando em dois presos por vaga. A enquete busca a opinião da população sobre esse grave problema no sistema prisional.

Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), a população privada de liberdade no Estado cresceu 33% em 2024. Ao todo, foram registradas 29.488 pessoas encarceradas, cerca de oito mil a mais do que no ano anterior. O aumento foi observado tanto em presídios masculinos quanto femininos.

O levantamento aponta que 29.260 pessoas estão detidas no sistema prisional estadual e federal em Mato Grosso do Sul, enquanto outras 228 permanecem sob custódia em delegacias de polícia.

Um dos dados mais preocupantes revelados pelo anuário é o déficit de vagas no sistema penitenciário. Faltam 14.635 vagas para suprir a demanda atual, o que resulta em uma razão preso/vaga de 2,0, ou seja, há o dobro de presos para a capacidade disponível nas unidades prisionais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

O aumento da população carcerária em MS está ligado a:

Mais prisões por crimes graves

61%

Falta de políticas de reintegração

25%

Grande número de ações judiciais

14%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.