ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 26º

Enquetes

O que pesa mais na hora de escolher a escola do seu filho?

Pesquisa do Procon aponta variação superior a 270% nas mensalidades da rede privada

Por Viviane Oliveira | 02/01/2026 07:16
O que pesa mais na hora de escolher a escola do seu filho?
Alunos da rede estadual durante aula em escola de Campo Grande (Foto: Divulgação)

A enquete do Campo Grande News está no ar e quer saber o que pesa mais na hora de escolher a escola do seu filho? Entre as opções estão o valor da mensalidade, a proximidade com a residência, o projeto pedagógico, os professores ou a ideologia da instituição. A participação também pode ser feita pelas redes sociais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A escolha da escola para os filhos envolve diversos fatores, como mensalidade, localização, projeto pedagógico e corpo docente. Em Campo Grande, pesquisa do Procon-MS revelou variação de até 270% nas mensalidades das escolas particulares, com previsão de reajuste entre 5% e 10% para 2026. As matrículas para 2026 já têm calendário definido. Na rede estadual, a efetivação ocorrerá entre 5 e 9 de janeiro, enquanto na rede municipal de Campo Grande, o processo para novos alunos inicia em 8 de janeiro, com inscrições pelo site da Semed.

Na rede particular, o custo é um dos fatores que mais chamam atenção. Pesquisa recente do Procon Mato Grosso do Sul, divulgada em dezembro, revelou variação média superior a 270% nas mensalidades cobradas por escolas particulares de Campo Grande. O levantamento foi realizado entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, em 20 instituições de ensino, considerando turmas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, todas no período matutino.

Conforme reportagem do Campo Grande News, o presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino), Audie Andrade Salgueiro, informou que o reajuste das mensalidades em Mato Grosso do Sul deve seguir a tendência nacional, com aumento estimado entre 5% e 10% para 2026.

Já na rede estadual, o período de efetivação das matrículas está previsto para ocorrer entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2026. Nessa etapa, estudantes ou responsáveis deverão comparecer à escola designada para confirmar a vaga, seguindo as orientações que serão divulgadas pela SED (Secretaria de Estado de Educação).

Na rede municipal, o processo para novos alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande começa na próxima quinta-feira (8). A Semed (Secretaria Municipal de Educação) já abriu o sistema para pedidos de vagas para o ano letivo de 2026. Pais e responsáveis devem realizar a solicitação pelo site matriculaonline.campogrande.ms.gov.br.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

O que pesa na hora de escolher a escola do seu filho?

Valor da mensalidade

31%

Proximidade com a residência

20%

Projeto pedagógico

31%

Professores

3%

Ideologia

15%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.