Oito em cada dez leitores dizem ter "completo desinteresse" em relação ao voto
Quase um terço dos eleitores aptos a votar em Campo Grande não foram às urnas nesse segundo turno
A maioria dos leitores do Campo Grande News confessou ter "completo desinteresse" em relação ao voto. Esta foi a resposta de 80% na enquete desse domingo (27), data do segundo turno das eleições. Apenas 20% disseram ter "maior interesse em votar".
O número de abstenções em Campo Grande confirma a pouca vontade de parte dos eleitores. Nesse segundo turno, 184.812 pessoas deixaram de votar. Isso corresponde a 28,6% do eleitorado total, ou seja, quase um terço. Entre os que foram às urnas, 6,2% não escolheram nenhuma das candidatas. Foram 16.871 votos nulos (3,66%) e 11.704, em branco (2,54%).
O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Carlos Eduardo Contar, considera que o percentual de abstenção foi alto. “Maior do que no primeiro turno. Mas a responsabilidade é do próprio eleitor. Aqueles eleitores que se sentiram obrigados ou desejosos de comparecer, assim o fizeram. Aqueles que não fizeram, assumem a mesma responsabilidade dos que votaram”, afirmou ao término da apuração.
Nas redes sociais, leitores compartilharam suas opiniões sobre este assunto. "Voto deveria ser facultativo", escreveu Sergio Molicawa. Já Marileide Ribeiro justifica seu sentimento em relação ao voto. "Tristeza e tanta falcatrua nas urnas", comentou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.