Quanto tempo você perde no trânsito, em média, para chegar ao trabalho?
Cidade enfrenta congestionamentos frequentes, especialmente nos horários de pico
Quanto tempo você perde no trânsito, em média, para chegar ao trabalho? Essa pergunta simples revela um dos maiores desafios enfrentados diariamente pelos moradores de Campo Grande: o tempo gasto no trânsito. Com uma frota de veículos que cresceu 284,2% entre 1999 e 2021, passando de 159.173 para 611.564 veículos, a cidade enfrenta congestionamentos frequentes, especialmente nos horários de pico.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Avenida Afonso Pena, por exemplo, é um dos pontos críticos, onde motoristas relatam lentidão constante, agravada por obras de revitalização no centro da cidade.
Para melhorar a mobilidade urbana, a prefeitura tem investido em diversas iniciativas. O Programa Reviva Mais, com um investimento de R$ 120 milhões, visa ampliar a malha cicloviária e criar corredores exclusivos para ônibus, aumentando a velocidade média dos coletivos de 17,5 km/h para 22 km/h.
Além disso, o Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana monitora em tempo real ônibus, semáforos e 164 pontos da cidade, permitindo ajustes imediatos para melhorar o fluxo de veículos.
Em 2024, a Câmara Municipal aprovou a revisão do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, com metas até 2030 para promover formas de transporte mais sustentáveis, como andar a pé, de bicicleta e o uso de transporte público.
Apesar desses esforços, muitos moradores ainda enfrentam longos períodos no trânsito para chegar ao trabalho, destacando a necessidade contínua de melhorias na infraestrutura e na oferta de transporte público eficiente.
E você, quanto tempo leva para chegar ao trabalho? Participe da nossa enquete e compartilhe sua experiência.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.