ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Mato Grosso do Sul tem 12 eventos nacionais previstos para 2023

Setescc e Fundesporte apresentaram nesta sexta-feira no Bioparque Pantanal o calendário para o ano

Gabriel de Matos | 27/01/2023 21:00
Evento aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal (Foto: Paulo Francis)
Evento aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal (Foto: Paulo Francis)

Mato Grosso do Sul tem 12 eventos previstos para sediar em 2023. As informações foram divulgadas pela Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) em reunião com federações, clubes e associações nesta sexta-feira (27) no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O primeiro evento previsto é o Meeting Nacional de judô em Campo Grande, que acontece do dia 3 a 5 de fevereiro. Em março, a Capital terá a primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem.

Os outros dois eventos nacionais previstos para o primeiro semestre são de basquete e vôlei de praia. Em abril, o Campeonato Brasileiro de Basquete de Base - etapa regional do Centro-Oeste. Já em maio, a quarta etapa do Circuito de vôlei de praia. Todos em Campo Grande.

Para o segundo semestre, Aquidauana receberá o Campeonato Brasileiro de canoagem descida entre os dias 4 e 6 de agosto. O diretor da Confederação Brasileira de Canoagem, Rodrigo Miranda, destacou que Mato Grosso do Sul está em evidência para o ano.

"A abertura das competições nacionais será em Campo Grande. E há a Copa Brasil de maratona prevista para acontecer no Rio Paraguai, em Corumbá, durante o Eco Pantanal Extremo", explica Miranda.

Troca de comando - A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) terá mudanças no comando a partir do começo do próximo mês. Silvio Lobo, atual diretor-presidente, deixará a instituição. O deputado Herculano Borges (Republicanos) assumirá assim que deixar o cargo na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Silvio Lobo fica como diretor-presidente da Fundesporte até o final do mês (Foto: Paulo Francis)
Silvio Lobo fica como diretor-presidente da Fundesporte até o final do mês (Foto: Paulo Francis)

Borges ressaltou que pretende democratizar o incentivo ao esporte. "A partir do dia 1º estou apto para assumir. Vamos continuar o que o Estado já tem feito. Houve um investimento na parte estrutural do esporte. O objetivo maior é a gente ampliar os investimentos e focar no esporte como inclusão social, ajudando na capacitação das entidades".

O atual diretor, Silvio Lobo, destacou que em 2023 o foco será para os atletas de alto rendimento. "Devemos retornar com os jogos abertos, nós estamos regularizando os procedimentos de apoio em relação à arbitragem e estrutura para os esportes. Estamos ordenando isso via Setescc".

Bolsa-Atleta - Lobo anunciou que o Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico de 2023-2024 será no mínimo mantido. "Tudo depende do processo de inscrições, o número deve estar mais ou menos o mesmo do ano passado. Até porque o avanço maior foi de 2021 para 2022".

A secretário da Setescc Marcelo Miranda também alegou que o investimento deve se manter com um aumento, conforme prevê a lei. "Tivemos um aporte de R$ 4 milhões no ano passado. O maior desafio agora é dar acesso desse recurso aos atletas. Isso de tal forma que o investimento chegue aos melhores atletas".

Marcelo Miranda deixou a Fundesporte em abril de 2022 (Foto: Paulo Francis)
Marcelo Miranda deixou a Fundesporte em abril de 2022 (Foto: Paulo Francis)

O diretor responsável pelo Bolta-Atleta e Bolsa-Técnico, Domingo Sávio da Costa, esclareceu que o edital para 2023-2024 deve ser aberto em abril. Os pagamentos para o novo ciclo do incentivo deve começar em setembro. "Queremos continuar o benefício sem interrupção".

Nos siga no Google Notícias