ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Mato Grosso do Sul tem 12 eventos nacionais previstos para 2023

Setescc e Fundesporte apresentaram nesta sexta-feira no Bioparque Pantanal o calendário para o ano

Gabriel de Matos | 27/01/2023 21:00
Evento aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal (Foto: Paulo Francis)
Evento aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal (Foto: Paulo Francis)

Mato Grosso do Sul tem 12 eventos previstos para sediar em 2023. As informações foram divulgadas pela Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) em reunião com federações, clubes e associações nesta sexta-feira (27) no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O primeiro evento previsto é o Meeting Nacional de judô em Campo Grande, que acontece do dia 3 a 5 de fevereiro. Em março, a Capital terá a primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem.

Os outros dois eventos nacionais previstos para o primeiro semestre são de basquete e vôlei de praia. Em abril, o Campeonato Brasileiro de Basquete de Base - etapa regional do Centro-Oeste. Já em maio, a quarta etapa do Circuito de vôlei de praia. Todos em Campo Grande.

Para o segundo semestre, Aquidauana receberá o Campeonato Brasileiro de canoagem descida entre os dias 4 e 6 de agosto. O diretor da Confederação Brasileira de Canoagem, Rodrigo Miranda, destacou que Mato Grosso do Sul está em evidência para o ano.

"A abertura das competições nacionais será em Campo Grande. E há a Copa Brasil de maratona prevista para acontecer no Rio Paraguai, em Corumbá, durante o Eco Pantanal Extremo", explica Miranda.

Troca de comando - A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) terá mudanças no comando a partir do começo do próximo mês. Silvio Lobo, atual diretor-presidente, deixará a instituição. O deputado Herculano Borges (Republicanos) assumirá assim que deixar o cargo na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Silvio Lobo fica como diretor-presidente da Fundesporte até o final do mês (Foto: Paulo Francis)
Silvio Lobo fica como diretor-presidente da Fundesporte até o final do mês (Foto: Paulo Francis)

Borges ressaltou que pretende democratizar o incentivo ao esporte. "A partir do dia 1º estou apto para assumir. Vamos continuar o que o Estado já tem feito. Houve um investimento na parte estrutural do esporte. O objetivo maior é a gente ampliar os investimentos e focar no esporte como inclusão social, ajudando na capacitação das entidades".

O atual diretor, Silvio Lobo, destacou que em 2023 o foco será para os atletas de alto rendimento. "Devemos retornar com os jogos abertos, nós estamos regularizando os procedimentos de apoio em relação à arbitragem e estrutura para os esportes. Estamos ordenando isso via Setescc".

Bolsa-Atleta - Lobo anunciou que o Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico de 2023-2024 será no mínimo mantido. "Tudo depende do processo de inscrições, o número deve estar mais ou menos o mesmo do ano passado. Até porque o avanço maior foi de 2021 para 2022".

A secretário da Setescc Marcelo Miranda também alegou que o investimento deve se manter com um aumento, conforme prevê a lei. "Tivemos um aporte de R$ 4 milhões no ano passado. O maior desafio agora é dar acesso desse recurso aos atletas. Isso de tal forma que o investimento chegue aos melhores atletas".

Marcelo Miranda deixou a Fundesporte em abril de 2022 (Foto: Paulo Francis)
Marcelo Miranda deixou a Fundesporte em abril de 2022 (Foto: Paulo Francis)

O diretor responsável pelo Bolta-Atleta e Bolsa-Técnico, Domingo Sávio da Costa, esclareceu que o edital para 2023-2024 deve ser aberto em abril. Os pagamentos para o novo ciclo do incentivo deve começar em setembro. "Queremos continuar o benefício sem interrupção".

Nos siga no Google Notícias