MS atinge 100% de adesão ao sistema nacional de gestão esportiva
Estado integra grupo seleto de apenas quatro unidades da federação com todos os municípios cadastrados no GEEM
Mato Grosso do Sul alcançou um marco importante na gestão pública esportiva ao receber, nesta quinta-feira (8), a certificação do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) por ter 100% dos seus municípios integrados ao sistema de Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM). Com isso, o estado passa a fazer parte de um grupo seleto de apenas quatro unidades da federação que completaram integralmente o preenchimento da ferramenta.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O trabalho de articulação com os municípios foi coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O objetivo da iniciativa é mapear e fortalecer a estrutura esportiva nos municípios brasileiros, a partir de dados qualificados e do incentivo à articulação federativa.
Desenvolvido pelo IPIE, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, o GEEM avalia seis dimensões da política esportiva local: Dados da Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva.
Para o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, a conquista representa o esforço conjunto de diferentes atores. “Esse resultado só foi possível graças ao comprometimento dos gestores municipais, que desempenharam um papel essencial nesse processo”, destacou.
O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, também celebrou o feito. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, especialmente da dedicação dos gestores municipais, que abraçaram a proposta e entenderam a importância de fortalecer as políticas públicas esportivas em todas as regiões. Estar entre os quatro estados que preencheram integralmente esse sistema reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e nos inspira a seguir avançando com responsabilidade, planejamento e visão de futuro”, afirmou.
A iniciativa está alinhada à proposta de reforma do Sistema Esportivo Brasileiro, prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS 68/2017), que propõe um novo modelo estruturado em três níveis de serviço — formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida —, substituindo as manifestações tradicionais previstas na Lei Pelé.
Até agosto de 2023, os municípios de 19 Estados ainda estavam em processo de implementação do GEEM. A adesão completa de Mato Grosso do Sul reafirma o compromisso estadual com o desenvolvimento esportivo, desde a base até o alto rendimento, e fortalece a capacidade de planejamento e execução de políticas públicas voltadas ao setor.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.