ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Por saúde e superação, atletas da Capital correm etapa da Corrida da Caixa

Corrida iniciou às 7h10, com largada e chegada na Avenida Afonso Pena, ao lado do Bioparque Pantanal

Por Mylena Fraiha e Caroline Maldonado | 17/11/2024 09:28
Corredor na linha de chegada do Circuito Caixa de Corrida, na Avenida Afonso Pena (Foto: Marcos Maluf)
Corredor na linha de chegada do Circuito Caixa de Corrida, na Avenida Afonso Pena (Foto: Marcos Maluf)

Dezenas de corredores participaram da etapa de Campo Grande do Circuito de Corridas Caixa Run Series 2024 na manhã deste domingo (17), com largada e chegada na Avenida Afonso Pena, ao lado do Bioparque Pantanal.

A competição, que oferece as distâncias de 5 km (corrida e caminhada) e 10 km, é aberta a corredores amadores e da categoria Elite. A corrida começou às 7h10 e reuniu pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de experiência no esporte.

Entre os experientes está o casal de empresários Mary Donato, de 68 anos, e Paulo Roberto Donato, de 70 anos. O casal corre há 23 anos e está prestes a completar o Six Majors, circuito formado pelas seis corridas da World Marathon Majors: Boston, Nova York, Berlim, Chicago, Londres e Tóquio. Falta apenas a maratona de Tóquio.

“A gente já fez cinco delas: Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. Agora vamos para Tóquio. E a gente ganha uma mandala com as seis maiores. Cada prova dá uma medalha e, na sexta, você ganha uma com as seis”, explica Paulo.

Paulo e Mary mostram medalhas conquistadas no Circuito Caixa de Corrida, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Paulo e Mary mostram medalhas conquistadas no Circuito Caixa de Corrida, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O esporte tem sido uma constante na vida do casal desde os tempos em que ambos praticavam paraquedismo. A vida ativa já fez diferença, inclusive, nos tratamentos de saúde. Ambos tiveram câncer: Mary enfrentou um câncer de medula, e Paulo Roberto, um câncer de próstata.

“Meu transplante de medula foi autólogo, devido à minha condição física, ou seja, foi usada a minha própria medula. A minha condição física fez toda a diferença no meu tratamento. As pessoas geralmente passam muito mal com a quimioterapia, mas eu fazia as sessões e, em seguida, ia para minha loja trabalhar. É comprovado cientificamente: se você faz esporte e tem um bom condicionamento, você responde melhor aos tratamentos”, comenta Mary, que também possui formação em Educação Física.

Para quem tem vontade de correr, mas ainda não encontrou motivação, o casal explica que a vontade é o primeiro passo para uma mudança na rotina de saúde. “Primeira coisa é ter vontade. Você teve vontade, é o primeiro passo. Seu corpo vai sabotar você sempre. Então, faça você por você, porque, se você não fizer por você, ninguém faz”, diz Paulo.

Participações - Quem não pôde correr também esteve na Avenida Afonso Pena na manhã deste domingo para torcer pelos corredores. Uma dessas famílias é de um atleta de 19 anos diagnosticado com autismo.

A avó do rapaz, a professora de ioga Vilma Ribeiro, de 62 anos, e a mãe, a psicóloga Ana Claudia Salgado, de 43 anos, aguardavam a chegada do jovem. Ambas estavam presentes para apoiar o atleta, que participava de sua primeira corrida. “É ótimo estar aqui. É a primeira vez que ele corre oficialmente em uma competição. E a gente incentiva, porque o esporte é saúde”, diz Vilma.

Vilma e Ana Cláudia acompanham a corrida de jovem autista, neto e filho delas, respectivamente (Foto: Marcos Maluf).
Vilma e Ana Cláudia acompanham a corrida de jovem autista, neto e filho delas, respectivamente (Foto: Marcos Maluf).

Já o atleta Frank Caldeira, de 41 anos, anunciado como uma das atrações do evento, não compareceu. A organização confirmou sua ausência, mas não informou o motivo.

O Circuito também marcou o retorno da ação social Pegada do Bem, que arrecada tênis de corrida doados pelos participantes. Criada há 10 anos, a ação já arrecadou mais de 3 mil pares de tênis, beneficiando mais de 70 instituições.

Desde a primeira etapa em Brasília, realizada em julho deste ano, as doações estão sendo recebidas e serão direcionadas a entidades de Porto Alegre (RS), cidade que sediará a próxima etapa do circuito, em 1º de dezembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias