Verstappen conquista pole no GP da Itália; Gabriel Bortoleto larga em 7º
Norris e Piastri completam top 3, enquanto Gabriel Bortoleto garante lugar entre os dez primeiros
O GP da Itália promete uma largada emocionante neste domingo (6), às 9h (de MS), com Max Verstappen liderando o grid após conquistar a pole position neste sábado. O holandês marcou 1m18s792 no fim da sessão, superando Lando Norris, da McLaren, que ficou a apenas 0s077 do líder. Oscar Piastri, também da McLaren, fecha o top 3, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Para Verstappen, esta é a 45ª pole da carreira e a quinta na atual temporada, a primeira desde o GP da Inglaterra, em julho. Apesar de não ter se destacado nos treinos tanto quanto os rivais da Ferrari e McLaren, o tetracampeão mostrou consistência durante toda a classificação, liderando também o Q2 e registrando a segunda melhor volta na abertura da sessão. O holandês busca quebrar um jejum de oito provas sem vitórias na Fórmula 1.
Entre os destaques brasileiros, Gabriel Bortoleto garantiu uma boa performance durante toda a sessão, mantendo-se entre os dez primeiros tempos no Q1 e Q2. No Q3, sua primeira volta colocou-o em oitavo, posição que se manteve até a bandeirada final. Com a punição de Lewis Hamilton, que perdeu cinco posições no grid por não reduzir a velocidade sob bandeiras amarelas no GP da Holanda, Bortoleto largará em sétimo, um feito expressivo para o jovem piloto da Sauber.
Hamilton, que disputa neste fim de semana seu primeiro GP da Itália como piloto da Ferrari, caiu para 10º no grid devido à penalização. O britânico terá a missão de recuperar posições em casa, diante de sua nova equipe e de uma torcida que espera vê-lo brigar pelo pódio.
O grid de largada completo é:
- Max Verstappen (RBR) – 1m18s792
- Lando Norris (McLaren) +0s077
- Oscar Piastri (McLaren) +0s190
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s215
- George Russell (Mercedes) +0s365
- Kimi Antonelli (Mercedes) +0s408
- Gabriel Bortoleto (Sauber) +0s598
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s632
- Yuki Tsunoda (RBR) +0s727
- Lewis Hamilton (Ferrari) +0s332*
*Hamilton perde cinco posições no grid por punição aplicada no GP da Holanda.