Licitações municipais se perdem entre exigências absurdas e bagunça total
Exagerado - O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul suspendeu pregão com exigências impossíveis de cumprir na Prefeitura de Fátima do Sul. O certame previa a aquisição de mobiliário para órgãos públicos, mas foi considerado restritivo à competitividade devido a uma série de exigências excessivas. O combo de cobranças desproporcionais poderia afastar potenciais fornecedores, comprometendo a lisura do processo.
Bagunça - Entre as irregularidades, estava a solicitação de mais de 20 laudos técnicos em nome do fabricante, incluindo laudos de ergonomia e certificações do Ibama e do Inmetro. Por outro lado, o edital era excessivamente confuso. Foram apontadas falhas como ausência de critérios claros para lances, inversão de fases sem justificativa, exigência indevida de certidões e a opção por pregão presencial sem explicação.
Anulado - Quem também teve de voltar algumas casas no jogo foi a Prefeitura de Caracol, que teve a licitação destinada à compra de gêneros alimentícios para a merenda escolar anulada. Foram identificados preços de referência acima do mercado.
Tudo errado - O edital também não foi devidamente publicado, não havia parecer jurídico e incluía cláusulas sobre amostras sem respaldo legal. Parte das cláusulas contratuais também estava em desacordo com a legislação de licitações. Diante das irregularidades, o Tribunal determinou a suspensão e posterior anulação do processo.
Mão na massa - O Comitê Gestor da Saúde, recém-implantado pela Prefeitura de Campo Grande, tem adotado uma rotina discreta, mas intensa: em vez de reuniões oficiais e discursos públicos, seus membros percorrem de surpresa as unidades de saúde em horários improváveis.
Na madruga - No sábado, foram vistos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Mônica, perto da meia-noite. No domingo, entraram madrugada adentro na UPA Universitário. Nessas visitas, a proposta é simples: ouvir pacientes e equipes, sem protocolos formais. Entre servidores e gestores, a movimentação é interpretada como um recado: o grupo quer saber o que está errado para que venham as mudanças.
Fazenda em obras - Mais uma reforma entra no radar do Parque dos Poderes. Depois da Educação, da Casa Civil e de outras obras já em andamento, agora é a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) que terá um de seus prédios modernizado. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou a designação da comissão especial de licitação para conduzir o processo que vai contratar a empresa responsável pela reforma do Bloco 6 da Sefaz, em Campo Grande.
Na rota - O governador Eduardo Riedel autorizou a viagem de três servidores da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) para San Salvador de Jujuy, na Argentina, onde participarão entre 4 e 10 de outubro da Missão Técnica do Pré-Foro e do 7º Foro de los Territórios Subnacionales del Corredor Bioceânico de Capricórnio.
Prioridade - Os escolhidos foram Ricardo José Senna, Eliane da Silva Leandro e Luana Prates Santana. O encontro reúne representantes de governos regionais dos países do corredor para discutir avanços logísticos, ambientais e de integração ligados à rota que liga o Brasil ao Chile, passando pelo Paraguai e pela Argentina, e tem sido tratado pelo governo sul-mato-grossense como prioridade estratégica para o desenvolvimento econômico e para ampliar conexões internacionais do Estado.
Só em 2026 – Durante evento na Alems, a ministra Simone Tebet evitou falar sobre a possibilidade de concorrer ao Senado. Disse apenas que foi sondada pelo presidente Lula (PT) para ajudar a construir um Senado “equilibrado, forte e racional”, mas ressaltou que a decisão só deve ser tratada no fim do ano. “O que procede é que o presidente Lula conversou comigo, achando que talvez seja importante eu ser candidata ao Senado”, resumiu. A ministra citou pesquisas que a colocam bem posicionada em São Paulo e também em MS, mas reforçou que “só fala de política em ano eleitoral” e não indicou se pretende disputar por algum dos dois estados.