ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Michelle Bolsonaro “mela” 1º debate entre candidatas

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta, Gabriela Couto e Jhefferson Gamarra | 17/10/2024 06:00
Adriane Lopes (à esquerda) e Rose Modesto debatendo antes do primeiro turno (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)
Adriane Lopes (à esquerda) e Rose Modesto debatendo antes do primeiro turno (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

Melou – A vinda de Michelle Bolsonaro a Campo Grande como reforço à campanha da prefeita Adriane Lopes (PP) deve transformar o primeiro debate do 2º turno em uma entrevista com Rose Modesto (União). A previsão é que o evento com a ex-primeira-dama comece às 10h, enquanto o encontro entre as candidatas está marcado para iniciar às 10h45, mas a equipe de Adriane já preparou comunicado informando que a chefe do Executivo cancelará sua participação.

Traumatizada – A prefeita Adriane Lopes (PP) revelou durante entrevista à rádio Educativa UCDB, nesta quarta-feira (16), que decidiu investir em Educação como prioridade, porque não concordava com o sucateamento da área no município e por ter lembranças ruins da infância. “Eu tenho trauma de carteira quebrada. Quando eu era criança, eu fui na escola e sentei em uma carteira quebrada, cai e rasgou todo o meu queixo. Tenho essa cicatriz até hoje. Por isso investi em compra de material escolar”.

Amizade – A mudança “repentina” do apoio do vereador João Rocha (PP) no segundo turno das eleições municipais de Campo Grande foi guiada pela amizade. Pelo menos essa foi a versão que o deputado Lídio Lopes (sem partido) diz ter recebido do ex-secretário da prefeita e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP). “A gente sempre trabalhou com muita tranquilidade e independência, o processo é democrático. Ele disse que tinha uma amizade com a Rose, a gente entendeu, normal”, disse.

“Por renovação” – Após o PSDB liberar para que os vereadores e filiados escolhessem livremente entre as candidatas à Prefeitura de Campo Grande, dois dos eleitos já declararam o apoio à Rose Modesto (União Brasil). Um deles foi Flávio Cabo Almi, que aproveitou até para acompanhar a candidata em uma das agendas nesta quarta-feira (16). Ao Campo Grande News, Flávio afirmou que é morador da periferia e ouviu o eleitorado da região da Cohab que anseiam por renovação na política.

Mistério – Enquanto uns declaram o apoio abertamente desde o início da corrida pelo 2° turno, outros preferem fazer suspense. O terceiro mais votado do PSDB, Juari Lopes Pinto, o Professor Juari, publicou no Instagram a capa de um jornal, feito por inteligência artificial, dizendo que fará um grande anúncio na quinta-feira (17) para divulgar qual candidata receberá o seu apoio.

Tramitação rápida – Os deputados estaduais garantiram celeridade na tramitação dos projetos do Governo de Mato Grosso do Sul. Dois dos três textos enviados nesta terça-feira (15) para a Assembleia Legislativa já foram distribuídos na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e a proposta que une cargos de perícia em uma mesma carreira teve acordo dos líderes para ser aprovado até o fim do mês.

Spoiler – Uma dica foi suficiente para quebrar o sigilo de uma das homenageadas do presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP). Durante a reunião da CCJR, o relator do projeto, deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) disse que o título de cidadã sul-mato-grossense seria entregue para uma mulher que “se destaca pela atuação na área pública em Bataguassu”. Com a mão no colega, o deputado Pedro Caravina (PSDB), Pedrossian indicou que a esposa do parlamentar e prefeita eleita na cidade, Wanderleia Caravina vai receber a honraria. “Nós não podemos dizer quem que é, não é Caravina?”, disse entre risadinhas.

Fundo Pantanal – O secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, celebrou a possibilidade de conseguir recursos do Fundo Soberano Norueguês para o Pantanal. Nas próximas semanas, equipe do governo do Estado iniciará as tratativas para ampliar o valor que o bioma vai receber para preservação. A negociação só foi possível após a participação de Falcette na 14ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF-Task Force), no Peru, na semana passada, quando teve a oportunidade de se conectar com investidores do maior fundo de gestão de ativos do mundo.

Elogio – O governador Eduardo Riedel (PSDB) foi elogiado pelo vice-presidente da República e um dos fundadores do partido tucano, Geraldo Alckmin (PSB). A situação ocorreu em rede nacional, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura. “O Pantanal virou o ‘Estado dos Tucanos’, porque o governador de Mato Grosso do Sul elegeu quase metade dos prefeitos do PSDB lá”, ressaltou. O partido fez 44 prefeitos nas eleições municipais.

Vereador por 2 meses - Alessandro Montalvão (PDT) tomou posse como vereador de Três Lagoas na última terça-feira (15), após a cassação de Breno César Vitório Gonçalves, o “Nego Breno” (PSB), que perdeu o mandato em agosto após ser condenado por falsidade ideológica, o que também provou na perda de seus direitos políticos. A disputa pela vaga envolveu batalhas judiciais entre suplentes, mas a Justiça determinou que ficaria com o PDT. O novo vereador, que não disputou as eleições deste ano, ficará no cargo até o início da próxima legislatura.

Nos siga no Google Notícias