ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

UFMS sobe para 16º entre as brasileiras de ranking mundial

Por Gabriel Neris | 13/10/2025 06:00
UFMS sobe para 16º entre as brasileiras de ranking mundial
Campus da UFMS em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Top 16 – A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) manteve presença no ranking internacional da THE (Times Higher Education) pelo nono ano consecutivo, subindo da 20ª para a 16ª posição entre as 59 universidades brasileiras avaliadas na edição de 2026. No cenário global, a instituição aparece na faixa 1501+ entre 2.191 universidades de diversos países.

Avanço – A diretora de Avaliação Institucional em exercício, Beatriz Corso, destaca que o desempenho mostra avanços nos indicadores de ensino e pesquisa, com crescimento de 248 e 273 posições, respectivamente. A classificação considera critérios como reputação acadêmica, proporção de docentes doutores, impacto de citações, transferência de conhecimento e cooperação internacional.

Herói – O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), passou pelo Hospital Universitário do município ao lado de super-heróis para distribuir brinquedos para as crianças que estão internadas. “Foi uma manhã divertida, leve e cheia de emoção”, descreveu.

Inovação – Sete projetos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul foram selecionados para integrar o Banco de Boas Práticas 2025 da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). As iniciativas estão entre as 34 aprovadas de um total de 83 avaliadas pelo comitê técnico do órgão.

Com certificado – As propostas sul-mato-grossenses envolvem o uso de tecnologia, inteligência artificial e ações de proteção social, com destaque para o combate à violência doméstica, fraudes digitais e crimes organizados. Os projetos escolhidos receberão certificação oficial e serão divulgados no site do CNMP.

Homenagem – A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou a criação da Medalha Legislativa Mestre Goinha, proposta pelo vereador Jean Ferreira (PT). A homenagem será concedida àqueles que contribuíram para o fortalecimento do Carnaval. A festa movimentou cerca de R$ 25 milhões neste ano. A medalha leva o nome do sambista Gregório Corrêa, o Mestre Goinha, fundador da primeira escola de samba de Campo Grande, a Acadêmicos do Samba, criada em 1962. Goinha morreu em 2010, aos 78 anos.

Protagonismo sustentável – Mato Grosso do Sul será um dos destaques do Remote Immersion 2025, encontro internacional que acontece de 20 a 23 de outubro, na Chapada dos Veadeiros (GO), com foco em turismo sustentável e experiências imersivas. O evento, promovido pela Remote Latin America, reúne operadores, agências, fornecedores e destinos reconhecidos pela autenticidade e pela conexão com a natureza.

Destaque – Esta será a terceira participação do Estado no encontro. “Vamos em posição de destaque, como um dos principais destinos apoiadores, com rodadas de negócios e presença do trade sul-mato-grossense. É uma oportunidade rica de fortalecer laços e apresentar o que temos de mais autêntico”, afirmou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Renegociação – A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande abriu as inscrições para empresas que desejam participar da Campanha Nome Limpo 2025, que acontece de 3 de novembro a 12 de dezembro. A ação busca facilitar a renegociação de dívidas e fortalecer a recuperação de crédito no Estado.

Cifras altas – As conciliações serão realizadas principalmente por videoconferência, com apoio de conciliadores do Tribunal de Justiça. Entre as participantes confirmadas está a Energisa, que oferecerá atendimento presencial de 8 a 12 de dezembro. Em 2024, a campanha movimentou cerca de R$ 2,4 milhões em acordos.