ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Vacinação em igreja causou polêmica: pode ou não pode?

Por Fernanda Palheta, Gabriela Couto e Silvia Frias | 28/04/2025 06:00
Vacinação em igreja causou polêmica: pode ou não pode?
Fila para vacinação na sede da Igreja Universal, na Avenida Mato Grosso, no domingo (Foto: Paulo Francis)

Causou - A escolha do local para realização do plantão de vacinação contra a gripe em Campo Grande, no domingo (27), deu o que falar nas redes sociais. O vídeo gravado pelo advogado Pedro Carvalho questionou o motivo da ação ter sido realizada na IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), na avenida Mato Grosso e viralizou. Para ele, houve uso político do templo, por acabar atendendo majoritariamente um eleitorado específico. E ainda cobrou investigação.

A pedido - As reclamações lotaram o perfil da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que retrucou. A justificativa é que o ponto volante atendeu a pedidos da igreja, já que estava organizando evento beneficente local. Na data de ontem, além da ação social, a IURD também sediaria testagem de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), esta, com apoio da Cruz Vermelha.

Habitué – Apesar da polêmica deste fim de semana, não é a primeira vez que ações de saúde são realizadas em igrejas. Em fevereiro, a mesma Igreja Universal sediou plantão de vacinação. Em novembro de 2024, a campanha de imunização foi no salão de uma igreja católica do Jardim Itamaracá. Mas, os locais mais escolhidos para o reforço de vacinação são shoppings, supermercados, quarteis e as próprias unidades de saúde.

Mas, e aí, pode? – A premissa do estado laico, ou seja, a separação do poder público do religioso não impede a promoção de eventos como os deste domingo em igrejas, segundo o advogado André Borges. Mas ele pondera que a prefeitura dispõe de inúmeros outros locais para vacinação, evitando privilegiar ou vincular a atividade a uma ou outra denominação religiosa.  "Especialmente porque, no caso, a atuação é geral e não só para os associados da igreja em questão”, avaliou. Fica a dica.

É nosso - O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), aproveitou o domingo para prestigiar evento que é a cara de MS: a 25ª edição do Pé de Soja Solteiro, em Laguna Carapã, que  também marca as comemorações pelo 33º aniversário da cidade. O nome pitoresco é alusão à competição realizada na festa, onde o produtor que apresentar o pé de soja com maior quantidade de vagens com grãos é premiado. Riedel diz que a brincadeira é uma forma de lembrar a importância da soja na economia.

Indignado - Durante reunião emergencial do COE (Centro de Operações Especiais), em que foi discutida a alta de casos de doenças respiratórias em Campo Grande, o vereador Maicon Nogueira (PP) se mostrou preocupado com as fake news nas redes sociais. "Postei vídeo alertando a população para ir aos postos. É um absurdo as mensagens que estão colocando nos comentários. Tem gente falando que a vacina que deixa a pessoa doente. Não sei de onde tiram isso".  Não custa lembrar que, durante a pandemia, o movimento antivacina ganhou força, impulsionado principalmente por parlamentares da direita.

Ampliada – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou projeto que garante transporte gratuito a pessoas com deficiência que precisem sair de sua região para exames ou tratamentos médicos. A proposta, do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), vale para deslocamentos por via terrestre, aquaviária e aérea, desde que o paciente apresente laudo médico e comprovante de agendamento.

Remota – O relator, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), destacou a importância da medida, principalmente para moradores de áreas remotas, como a região amazônica. O projeto ainda passará por outras comissões antes de seguir para votação no plenário da Câmara e, depois, no Senado. Se aprovado, vai alterar a Lei Brasileira de Inclusão.

Mais saúde – A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, em decisão final, o projeto que inclui o incentivo ao envelhecimento saudável entre as ações preventivas do SUS. A proposta é de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e teve parecer favorável da senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (Podemos).

Vaza! - Xande de Pilares fez show impecável cantando músicas de Caetano Veloso, ontem, no Parque das Nações Indígenas. Mas teve alguém que pareceu não saber qual a proposta trazida pelo sambista e aproveitou a proximidade do palco para reclamar do repertório. O artista, nascido e criado no Morro do Chacrinha, zona norte do Rio, não levou desaforo para casa. No meio da apresentação deu a letra. "Tá devagar para você? só vazar, aqui tá todo mundo curtindo. Ou aprende a beber, cara, não enche". Galera concordou e aplaudiu.

Nos siga no Google Notícias