ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Cinema ao ar livre leva histórias para comunidade quilombola de Bonito

Por Thailla Torres | 29/01/2025 10:51
Cinema ao ar livre leva histórias para comunidade quilombola de Bonito
A iniciativa busca aproximar as comunidades do audiovisual produzido por cineastas negros

Uma tela de cinema sob o céu aberto, cadeiras dispostas na terra batida e moradores reunidos para assistir a histórias que falam sobre identidade, resistência e ancestralidade. Esse é o cenário que o projeto Olubayo – Cinema nas Comunidades Quilombolas levará a diferentes quilombos do Mato Grosso do Sul, começando neste sábado (1º) pela Comunidade Negra Rural Quilombola Águas do Miranda, em Bonito.

A iniciativa, criada pelo grupo TEZ (Trabalho Estudos Zumbi), propõe mais do que exibições de filmes: busca aproximar as comunidades do audiovisual produzido por cineastas negros, promovendo reflexões e debates sobre questões históricas e sociais. “Quando o cinema chega até os quilombos, ele não só diverte, mas reafirma uma história de luta e ancestralidade. A comunidade se vê, se reconhece e se fortalece por meio dessas narrativas”, explica Bartolina Ramalho Catanante, a professora Bartô, uma das idealizadoras do projeto.

A programação conta com cinco curtas-metragens dirigidos por cineastas negros, incluindo produções nacionais e sul-mato-grossenses. Entre eles, Águas, de Raylson Chaves, que aborda a trajetória de uma mulher negra desafiando o peso da exaustão histórica imposta às suas antepassadas. “Possibilitar que as pessoas vejam a Dona Janice romper com a ideia de que mulheres negras precisam se dedicar ao trabalho incansavelmente é potente e transgressor”, comenta Chaves.

Além de Águas, serão exibidos Fábula da Vó Ita, de Joyce Prado, Bonita, de Mariana França, Luzes Debaixo, de Tero Queiroz, e Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha, de Daphyne Schiffer. As sessões serão seguidas de debates com os moradores, criando um espaço para compartilhar vivências e resgatar memórias coletivas.

A ação marca também os 40 anos do grupo TEZ, organização pioneira do movimento negro no Mato Grosso do Sul, fundada em 1985.

A exibição será no dia 1º de fevereiro, na Comunidade Quilombola Águas do Miranda, em Bonito, às 19h, e a entrada é gratuita.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias