Dois nomes importantes do cinema de MS recebem homenagem
Nessa sexta-feira (25), às 17h, durante o 27º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), que acontece na UFMS, uma cerimônia de homenagens irá celebrar dois importantes nomes do cinema em Mato Grosso do Sul: a cineasta Marineti Pinheiro e a Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri).
Marineti Pinheiro, cineasta e mestre em Cinema Latino-Americano, foi escolhida por sua contribuição ao cinema e audiovisual em Mato Grosso do Sul, especialmente pelas pesquisas que resultaram nos livros "Salas de Sonhos – Histórias dos cinemas de Campo Grande" (2008) e "Salas de Sonhos II – Memória dos cinemas de Mato Grosso do Sul" (2010). Marineti também já ocupou o cargo de coordenadora do Museu da Imagem e do Som de MS e é reconhecida por seu trabalho com mulheres indígenas guarani-kaiowá.
Já a Ascuri, idealizada em 2008, será homenageada por seu trabalho coletivo de resistência e fortalecimento da cultura indígena por meio do cinema. A associação utiliza o audiovisual e as novas tecnologias como ferramentas para promover e proteger o modo de vida tradicional dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.
O evento, que acontece de 23 a 27 de outubro na UFMS, tem como tema "Desver o mundo e reinventar a cena" e propõe discutir questões como produção indígena, o cinema dos países vizinhos Bolívia e Paraguai, e o papel do audiovisual na formação universitária no Centro-Oeste.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.