ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Filme sul-mato-grossense sobre Delinha está no catálogo de streaming

Por Thailla Torres | 17/08/2025 09:02
Filme sul-mato-grossense sobre Delinha está no catálogo de streaming
Delinha na estreia de A Dama do Rasqueado (2017), dirigido por Marinete Pinheiro (Foto: Arquivo Campo Grande News

A plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play lançou a mostra Águas correntes: Mulheres no Centro, que reúne oito filmes dirigidos por mulheres da região Centro-Oeste e coloca em evidência experiências femininas diversas. Entre eles, está o longa A Dama do Rasqueado (2017), dirigido por Marinete Pinheiro, que resgata a trajetória da cantora Delinha e o papel central da artista na consagração do rasqueado como símbolo da identidade cultural sul-mato-grossense.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A plataforma Itaú Cultural Play lançou a mostra "Águas Correntes: Mulheres no Centro", com oito filmes dirigidos por mulheres do Centro-Oeste. A seleção inclui o documentário sul-mato-grossense "A Dama do Rasqueado", de Marinete Pinheiro, que retrata a trajetória da cantora Delinha e sua importância na consolidação do rasqueado.A mostra apresenta filmes que abordam diferentes aspectos da experiência feminina na região, desde a infância impactada pelo racismo até a participação das mulheres na política. Além de produções de Goiás e Distrito Federal, a mostra conta com outro filme sul-mato-grossense, o curta "Kuña Porã – Matriarcas Kaiowá e Guarani", sobre os saberes das mulheres indígenas. O acesso é gratuito pelo site, aplicativo e smart TVs.

A produção sul-mato-grossense divide espaço com obras que transitam entre ficção e documentário, retratando desde movimentos sociais urbanos até saberes ancestrais indígenas.

Entre os títulos, estão o curta Dandara (GO), que aborda o impacto do racismo na infância; o documentário Me farei ouvir (DF), sobre a presença das mulheres na política; e Parque Oeste (GO), que revisita uma das mais violentas desocupações urbanas do País. Também compõem a seleção obras recentes do Mato Grosso, como Beatriz vira folhas, premiado pelo júri popular em Cuiabá em 2023, e A velhice ilumina o vento, que quebra estereótipos sobre envelhecimento.

Do Mato Grosso do Sul, além de A Dama do Rasqueado, também está disponível o curta Kuña Porã – Matriarcas Kaiowá e Guarani, que valoriza os saberes e resistências das mulheres indígenas.

O acesso à mostra é gratuito pelo site www.itauculturalplay.com.br, aplicativos de celular e smart TVs.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.