Com medo de ficar sem manga, Jéssica apelou para gambiarra
Coletor amador foi feito de garrafa pet e cabo de vassoura para pegar justamente as que ninguém alcança
Jessica Lemos Cardoso Parente, de 29 anos, sempre passava pelas mangueiras da rua na Vila Volpe, em Campo Grande, e ficava de olho nas frutas. Com medo de ficar sem, porque a vizinhança estava colhendo as que estavam mais baixas em sacolas e mais sacolas, a jovem resolveu improvisar. O resultado foi uma gambiarra feita de garrafa pet e cabo de vassoura para pegar justamente as que ninguém alcança.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradora de Campo Grande cria ferramenta sustentável para colher mangas usando garrafa pet e cabo de vassoura. Jessica Lemos Cardoso Parente, de 29 anos, desenvolveu o instrumento após perceber que as frutas mais baixas estavam sendo colhidas pelos vizinhos. A iniciativa, que viralizou nas redes sociais, também foi motivada por limitações físicas da jovem, que possui pinos na perna devido a um acidente. A solução criativa e econômica foi elogiada pelos internautas, que destacaram o uso de materiais recicláveis na confecção do apanhador de frutas.
A cena foi postada nas redes sociais dela e logo inúmeros comentários parabenizando a ideia surgiram. Segundo ela, um dos motivos de ter feito o apanhador é uma cirurgia que fez na perna.
“Como eu sofri um acidente há cinco anos, tenho vários pinos na perna e não posso subir em árvore para conseguir pegar as que tinham restado no alto, igual a galera raiz. Percebi que o povço estava colhendo as mangas antes mesmo de madurarem e fiquei com medo de não sobrar nenhuma para mim”, comenta.
Ela explica que a ideia não é original, mas inspirada em outro influenciador que também optou pela gambiarra para conseguir pegar as mangas sem que elas caíssem.
“Eu lembrei que tinha visto há um tempo como fazer um pegador com tubo de PVC e resolvi tentar com coisas mais simples que eu tinha em casa. E aí surgiu a ideia de fazer a gambiarra com um cabo de vassoura e garrafa pet, simples, econômica e usando materiais que já tinham sido usados antes, recicláveis”.
Depois que postou o vídeo no perfil pessoal, Jéssica recebeu mensagem de um seguidor que, de acordo com ela, resumiu o espírito da história: “Gambiarra não, mas sim ferramenta de coletagem manual e segura de frutos de árvores de copas altas com materiais de baixo custo”.
O resultado surpreendeu. Para ela, foi algo simples, mas poucas imagens representam melhor o Mato Grosso do Sul. "São a cara do Estado, o tereré e ter um pé de manga em cada esquina”. Jéssica comenta que o público cobra cada vez mais que ela mostre o dia a dia em Campo Grande.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


