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Economia

Construção de fábrica exigirá transporte de materiais em 60 mil caminhões

Empreendimento da Arauco fica às margens da rodovia MS-377, em Inocência.

Por Maristela Brunetto | 21/11/2025 11:53
Construção de fábrica exigirá transporte de materiais em 60 mil caminhões
Equipamentos são transportados em rodovia do Estado rumo à obra da fábrica de celulose (Fotos: Reprodução Perfilnews)


A entrega de materiais e equipamentos para a fábrica que a chilena Arauco constrói na região de Inocência deve envolver cerca de 60 mil caminhões e uma logística que atravessa vários países. Os equipamentos para a operação são fornecidos pela finlandesa Valmet. Os números são superlativos porque se trata da maior fábrica de celulose do mundo, com investimento estimado em R$ 25 bilhões e início de operação previsto para o final de 2027.

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A construção da maior fábrica de celulose do mundo, pela chilena Arauco em Inocência (MS), demandará o transporte de materiais e equipamentos em aproximadamente 60 mil caminhões. O projeto, orçado em R$ 25 bilhões, conta com tecnologia da finlandesa Valmet e envolve componentes de 18 países.O transporte dos equipamentos, que inclui um balão de caldeira de 507 toneladas, é realizado via portos de Santos e Paranaguá. Com previsão de conclusão em 2027, a obra gerará 14 mil empregos durante a construção e 6 mil postos permanentes quando em operação.

O coordenador de Logística da Valmet na América Latina, Cesar Augusto Hein, explicou que este é o maior contrato já firmado pela companhia. Envolve todo o maquinário da linha de produção e a tecnologia do processo, incluindo digestores, caldeiras de recuperação, evaporadores, forno de cal e sistemas de automação provenientes de 18 países, entre eles China, Alemanha, Estados Unidos e Taiwan, além de outras nações europeias.

Na região leste do Estado já é possível perceber o impacto no tráfego com a passagem de grandes equipamentos. Em alguns casos, é necessária autorização especial para circulação e o apoio de batedores. O tempo médio da viagem marítima até o Brasil é de cerca de 50 dias.

Os materiais chegam pelos portos de Santos e Paranaguá. Um dos equipamentos mais pesados é o balão que atende a caldeira, com o conjunto completo chegando a 507 toneladas. Pelo peso e pelas dimensões, o transporte é lento, em média de 20 km por hora.

Construção de fábrica exigirá transporte de materiais em 60 mil caminhões
Carreta entrega equipamento no canteiro de obras

A obra também envolve grandes volumes de estruturas metálicas, somando 20 mil toneladas, das quais 25% já foram entregues. Há ainda 6 mil toneladas de tanques, com metade já recebida, e outras 6 mil toneladas de tubulações, das quais mil toneladas já chegaram ao canteiro. O forno de cal conta com 22 peças brasileiras e 8 importadas. O fluxo inclui ainda cerca de 3 mil contêineres e 1.100 cargas do tipo break-bulk. O pico do transporte deve ocorrer entre janeiro e maio de 2026, com aproximadamente 400 entregas mensais. Hein destacou que a Valmet mobilizou cem profissionais para coordenar toda a logística do Projeto Sucuriu, nome dado à fábrica em referência ao rio da região.

A unidade será a quinta do setor em Mato Grosso do Sul, com capacidade produtiva anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose. O início das operações está previsto para o final de 2027. No auge da obra, cerca de 14 mil pessoas estarão envolvidas na construção, e quando a unidade estiver em operação, aproximadamente 6 mil empregos devem ser gerados na fábrica, na logística e na produção de eucalipto. O projeto começou com a etapa de terraplanagem na metade do ano passado e a construção foi lançada em abril deste ano.

Com informações de Ricardo Ojeda/ Perfil News.