ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Feto mumificado e ladrões na casa de ex-governador... veja como 2024 surpreendeu

O ano teve casos como condomínio de luxo levado pelas águas e bebê com 6 dentes

Por Lucas Mamédio | 31/12/2024 06:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Feto mumificado no abdômen de paciente do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) (Foto: Tomografia/Reprodução)
Feto mumificado no abdômen de paciente do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) (Foto: Tomografia/Reprodução)

Entre terremotos, furto atrapalhado ao apartamento de ex-governador, feto mumificado em barriga de idosa e lago de condomínio de luxo que rompeu, 2024 nos surpreendeu com um cardápio de eventos que, se alguém nos contasse no começo do ano, tiraríamos a pessoa para doida.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

2024 em Mato Grosso do Sul foi um ano repleto de eventos inusitados e dramáticos. Do assalto frustrado ao apartamento de um ex-governador e a descoberta de um feto mumificado em uma idosa, a eventos climáticos extremos como geadas e terremotos, além do rompimento de uma barragem em condomínio de luxo e um grande escândalo judicial envolvendo o Judiciário estadual, o ano apresentou uma sequência de acontecimentos surpreendentes e bizarros, que vão desde o inusitado até o trágico, desafiando a compreensão e a previsibilidade.

No ano em que o Jogo do Tigrinho virou temor nacional, janeiro abriu 2024 com um apelo inusitado. Desesperada, a mãe de uma jovem resolveu publicar nas redes sociais um apelo aos agiotas de Campo Grande. Manicure, ela exibe foto da filha e, em letras garrafais, pede: “NÃO LIBEREM DINHEIRO PARA ELA”.

A manicure de 44 anos contou que a filha devia a “mais de dez agiotas”, o que superava R$ 20 mil. O pedido da mãe foi o último recurso diante do caso que ficou tão grave que criou uma dependência dos empréstimos a juros muito altos.

Múmia - Em março, um caso médico raro deixou a equipe do Hospital Regional de Ponta Porã sem palavras (e talvez até sem apetite para o almoço). Uma senhora de 81 anos, que foi internada com dores abdominais, descobriu que estava carregando no útero um feto calcificado há mais de cinco décadas.

Sim, você leu certo: cinquenta anos. O diagnóstico foi litopédio, que, em resumo, é quando o corpo diz: "Já que não dá para resolver, vamos embalar e guardar pra sempre". Infelizmente, a paciente não resistiu após a cirurgia, mas o caso deixou até os médicos mais experientes com a mesma cara de quem ouviu um plot twist de novela mexicana.

Pediatra mostra o que seriam os dentinhos do bebê. (Foto: Reprodução redes sociais)
Pediatra mostra o que seriam os dentinhos do bebê. (Foto: Reprodução redes sociais)

Na mesma onda de maternidade, em maio, foto viralizou mostrando bebê que teria nascido com 6 dentes, em Campo Grande. Mas o recém nascido passou por avaliação com dentista, que descartou a hipótese, dizendo que na verdade era gengiva..

A condição não é impossível, mas é rara, e o desdobramento do caso levou até um outro nascimento, na mesma maternidade, de uma bebê que de fato nasceu com dois dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite.

Frente do prédio de Reinaldo Azambuja em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)
Frente do prédio de Reinaldo Azambuja em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)

Azarados - O  primeiro semestre terminou com os ladrões mais azarados do ano, 2024 deixa boas histórias. Em junho, três criminosos invadiram, sem saber, apartamento do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), no Jardim dos Estados. Com um plano que parecia saído de "Missão Impossível", e que acabou sendo só uma missão realmente impossível, o trio conseguiu entrar no prédio pelo acesso principal e arrombar a porta de serviço do 18º andar. Um feito impressionante... até você saber que o alvo era um ex-governador.

A "genialidade" do plano começou a ruir no domingo, dia 9, quando o furto foi descoberto enquanto Azambuja participava das festividades dos 100 anos de Maracaju. Como se tratava de um ex-governador, o trabalho de investigação também foi exemplar. A polícia de Mato Grosso do Sul prendeu os três em São Paulo, em menos de 48 horas.

De ângulos diferentes, fotos mostram como era e o que sobrou de lago no Nasa Park (Fotos: Silas Ismael e Defesa Civil/Reprodução)
De ângulos diferentes, fotos mostram como era e o que sobrou de lago no Nasa Park (Fotos: Silas Ismael e Defesa Civil/Reprodução)

Gosto e desgosto - Agosto trouxe outras histórias de azar, mas também de sorte. Um casal de Chapadão do Sul e seu bebê de um ano passaram 30 minutos dentro de um avião que, horas depois, caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas.

A confusão começou no embarque: o voo errado, as poltronas duplicadas, o sistema fora do ar. Graças à atenção de uma comissária que percebeu o engano, a família deixou a aeronave e embarcou no voo correto. Fernando Morais, o pai, resumiu: “Foi um livramento que só Deus explica”.

Associada a grandes tragédias no campo de mineração em Minas Gerais, como Brumadinho e Mariana, a palavra "barragem" ganhou uma versão sul-mato-grossense que ninguém esperava.

Em Jaraguari, a barragem de um lago no condomínio de luxo Nasa Park rompeu. A enxurrada invadiu casas, abriu uma cratera na BR-163 e deixou um prejuízo milionário. Os responsáveis pelo empreendimento foram multados em R$ 2,15 milhões.

Novilhos mortos na Fazenda Exposição, em Sidrolândia (Foto: Rafael Bites/Direto das Ruas)
Novilhos mortos na Fazenda Exposição, em Sidrolândia (Foto: Rafael Bites/Direto das Ruas)

Frio em MS? - No Estado onde o calor é praticamente um personagem local, uma onda de frio em agosto resolveu dar outro plot twist, mas desta vez climático.

Resultado: geadas em 41 cidades e 120 bois mortos "congelados" em Jaraguari. A menor temperatura foi de 0,2 ºC em Rio Brilhante, porque, claro, não bastava esfriar, tinha que passar raspando pelo negativo. Quem diria que até os termômetros iam entrar na brincadeira de testar a paciência sul-mato-grossense?

Imagem da Praça Agenor Carrilho, localizada no centro da cidade de Miranda (Foto: Julio Cesar Silva)
Imagem da Praça Agenor Carrilho, localizada no centro da cidade de Miranda (Foto: Julio Cesar Silva)

Tremendo - Sim, até terremotos foram registrados este ano em Mato Grosso do Sul. E não foi um, mas dois. Em novembro, Miranda e Ladário sentiram tremores de magnitude 2,1, o que para os sismógrafos é o equivalente a um espirro para quem está resfriado. Apesar de imperceptíveis para os moradores, os abalos foram registrados pela Rede Sismográfica Brasileira. A professora doutora Edna Facincani garantiu: “É natural, não precisa se assustar”. Claro, doutora, porque nada dá mais “tranquilidade” como a terra tremendo sob nossos pés.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias