ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

'Inaugurando' geração, 1º bebê do ano nasceu aos 9 minutos de 2025

Integrando a Geração Beta, Arielly veio antecipada e nasceu de parto natural com 3,85 kg

Por Aletheya Alves e Gabi Cenciarelli | 01/01/2025 07:31
Arielly foi a primeira bebê a nascer em Campo Grande, na Maternidade Cândido Mariano. (Foto: Marcos Maluf)
Arielly foi a primeira bebê a nascer em Campo Grande, na Maternidade Cândido Mariano. (Foto: Marcos Maluf)

Inaugurando o grupo de crianças que integram a Geração Beta, o primeiro bebê a nascer em Campo Grande veio logo nos primeiros nove minutos de 2025. Saudável, Arielly chegou ao mundo com 3,85 quilos e 47 centímetros na Maternidade Cândido Mariano.

Se recuperando na maternidade, a mãe, Ariane Cabalho, de 22 anos, conversou com o Lado B sobre a surpresa de Ano Novo. Apesar de a menina estar prevista para nascer no dia três de janeiro, as contrações começaram ontem (31) por volta das 14h.

“Foram tranquilas (as dores iniciais), mas realmente foi mais complicado no parto”, descreve. Após sentir as contrações, foi trazida à maternidade e conseguiu dar à luz com o procedimento natural.

Além de vir inesperadamente no Réveillon, Arielly também surpreendeu a família lá no início, quando foi ‘descoberta’ pela mãe. Isso porque, como Ariane narra, o teste positivo veio graças a uma consulta para troca de medicamento.

Ao lado do operador de carga e descarga de caminhões, Odaer da Silva, há nove anos, Ariane deixou a escolha do nome para o companheiro. E, agora, espera para celebrar a vida da pequena ao lado da família e dos outros filhos (duas meninas, de 7 e 4 anos, e um menino, de três anos).

Também na Cândido Mariano, outra menina nasceu às 00h20min; enquanto na ala da Santa Casa, o primeiro menino chegou às 1h25min.

Mãe, Ariane explica que Arielly decidiu não esperar e nasceu antes da data prevista. (Foto: Marcos Maluf)
Mãe, Ariane explica que Arielly decidiu não esperar e nasceu antes da data prevista. (Foto: Marcos Maluf)

Geração Beta

Mudando o ciclo demográfico, as crianças nascidas em 2025 já estão com outra ‘definição’: são os bebês da Geração Beta. Esse grupo será composto pelos bebês que vieram até 2039 e serão moldados pelos avanços tecnológicos, incluindo a presença da inteligência artificial.

O termo foi decidido pelo pesquisador social, demógrafo e futurista Mark McCrindle e, em suas palavras, terão que lidar com grandes desafios sociais. Além disso, é claro, o destaque vai para a influência da tecnologia em todos os âmbitos da vida.

"Eles viverão em uma era em que a IA e a automação estarão totalmente incorporadas à vida cotidiana – da educação e locais de trabalho à saúde e entretenimento", disse McCrindle.

E, para quem está perdido nas gerações, vale o lembrete:

  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980
  • Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996
  • Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010
  • Geração Alfa: nascidos a partir de 2010 até 2024
  • Geração Beta: nascidos entre 2025 e 2039

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias