ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias

Grupo apostou em cartas, comida e comunidade geek para reunir jogadores na Capital

Por Geniffer Valeriano | 13/01/2026 07:32
Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias
Brincadeira entre amigos vira projeto e sai do papel em 45 dias (Foto: Juliano Almeida)

O que começou como uma brincadeira entre amigos ganhou forma, endereço e público em pouco tempo. Em apenas 45 dias, a ideia saiu do papel e virou o Deck Lab, espaço voltado para jogos de cartas e convivência nerd, inaugurado neste sábado (10), em Campo Grande. Quem conta a história é Omar Lacerda, de 29 anos, mas a fundadora do empreendimento é a esposa, Serena Rodrigues, de 27.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Deck Lab, novo espaço dedicado a jogos de cartas e cultura nerd, foi inaugurado em Campo Grande após apenas 45 dias de planejamento. Idealizado por Serena Rodrigues e Omar Lacerda, o estabelecimento tem como carro-chefe o Magic: The Gathering, primeiro jogo de cartas colecionáveis do mundo. Localizado na Rua 13 de junho, 85, o espaço funciona de quarta a domingo, oferecendo ambiente climatizado, área externa e mezanino. Com capacidade para 50 pessoas, o local já demonstrou seu potencial ao receber 80 visitantes em sua inauguração, atraindo tanto novos jogadores quanto veteranos que retornaram ao hobby.

A ideia do espaço surgiu da relação do casal com o jogo Magic: The Gathering, considerado o primeiro jogo de cartas colecionáveis do mundo. “É um jogo americano, criado nos anos 90, que chegou ao Brasil no começo dos anos 2000. Eu jogo desde 2018 e nunca mais parei”, conta Omar.

O nome do empreendimento também carrega essa identidade. “Deck é uma denominação genérica para baralho, e Lab vem de laboratório. Seria o ‘laboratório dos baralhos’”, explica.

Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias
Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias
Na noite de inauguração, calçada do Deck Lab ficou lotada (Foto: Juliano Almeida e Arquivo Pessoal)

 A proposta remete à experimentação, algo que, segundo Omar, dialoga tanto com o jogo quanto com sua vivência na ciência. “Você passa horas testando ideias. Às vezes funciona, às vezes não. É muito parecido com o que acontece em laboratório.”

Essa ideia se materializa nos eventos da casa, como as sextas-feiras temáticas, em que os jogadores precisam levar algo novo para a mesa. “A gente define regras durante a semana, o pessoal monta o baralho e traz na sexta. É um dos dias mais movimentados”, afirma.

A brincadeira virou ponto de encontro e mostrou que o público estava ali, só esperando um lugar para chamar de seu. Segundo Omar, apesar de Campo Grande ter potencial, faltava um espaço que oferecesse uma experiência completa, como a encontrada em cidades maiores.

Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias
Omar e amigos durante visita ao local onde o empreendimento foi instalado (Foto: Arquivo Pessoal)
Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias
Serena e Omar em frente ao "Laboratório do Baralho" (Foto: Juliano Almeida e Arquivo Pessoal)

“A gente focou muito na experiência dentro da casa: um lugar decorado, eventos dinâmicos, tempo de comunidade e, depois, a venda de produtos. Apostamos também na qualidade da comida e do bar”, explica.

Antes da abertura oficial, o casal apostou em um período de testes para entender o comportamento do público e ajustar a operação. “A gente fez alguns testes desde o dia 17, para entender as demandas, como o público se comportaria dentro da casa e o que precisaria melhorar. Foram cerca de duas semanas de preparação”, relata.

A estratégia deu certo. No dia da inauguração, a casa superou a expectativa inicial. “Conseguimos casa cheia. Foram em torno de 80 pessoas, sendo que o espaço foi projetado para 50,” conta.

Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias
Brincadeira entre amigos virou projeto que saiu do papel em 45 dias
Jogadores durante partida realizada na inauguração do Deck Lab (Foto: Juliano Almeida e Arquivo Pessoal)

Com a abertura do espaço, começaram a surgir novos jogadores e até pessoas que estavam afastadas do jogo há anos. “Apareceu muita gente interessada. Pessoas que não jogavam há muito tempo e resolveram dar uma nova chance. Tivemos bastante sucesso”, avalia.

O imóvel foi escolhido pela possibilidade de criar três ambientes distintos: mezanino, sala ampla e área externa. “Tem gente que prefere não ficar no ar-condicionado, quem fuma ou quem quer um espaço para confraternizar depois do jogo”, explica.

Omar ainda afirma que o acesso ao Deck Lab é livre, inclusive para quem nunca jogou. “A pessoa não precisa nem ter baralho. A gente empresta. É só chegar e pedir uma mesa. Em alguns dias temos torneios com vários formatos e também decks iniciantes”, detalha.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Atualmente, a casa funciona na Rua 13 de Junho, 85, de quarta-feira a domingo, sempre no período noturno, com horários ampliados no fim de semana. Às sextas-feiras, o funcionamento vai até meia-noite, assim como aos sábados, que começam mais cedo, às 14h. Para jogar, é “só chegar”, sendo cobrado apenas o consumo de salgados, bebidas e produtos da loja.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.