ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Casa Amarela abre programação especial de fim de ano com café, arte e histórias

Complexo Ferroviário revive tradição com café e histórias em programação especial de fim de ano

Por Thailla Torres | 06/11/2025 15:33
Casa Amarela abre programação especial de fim de ano com café, arte e histórias
A proposta é reunir pessoas em torno de um café da manhã inspirado nas antigas rodas de conversa dos ferroviários

Um café para começar conversas, juntar vizinhos e reacender memórias. É com esse espírito que a Casa Amarela – Ateliê do Museu de Arte Urbana abre a programação especial de fim de ano neste domingo (9), com o encontro “Café com a Vizinhança: Histórias do Tombamento – uma criação coletiva”. A atividade começa às 8h30, na Rua dos Ferroviários, 118, região central de Campo Grande. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Casa Amarela - Ateliê do Museu de Arte Urbana inicia sua programação especial de fim de ano com o evento "Café com a Vizinhança: Histórias do Tombamento", neste domingo (9), em Campo Grande. O encontro gratuito busca resgatar memórias do Complexo Ferroviário através de rodas de conversa inspiradas nas antigas reuniões dos ferroviários.A programação se estende até 21 de dezembro, incluindo bazar de natal, oficinas arteterapêuticas, contação de histórias e rodas de conversa. O projeto, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, visa preservar a história ferroviária local e transformar memórias em arte através do Museu de Arte Urbana.

A proposta é reunir pessoas em torno de um café da manhã inspirado nas antigas rodas de conversa dos ferroviários, relembrando histórias ligadas ao Complexo Ferroviário de Campo Grande. O evento abre uma série de ações culturais que seguem até o dia 21 de dezembro, em clima de Natal e celebração da memória.

“Queremos resgatar histórias e afetos ligados à ferrovia. A cada encontro, vamos servir o tradicional café da manhã do trem, acompanhado de boas conversas e lembranças da nossa história”, explica Tatiana De Conto, arteterapeuta e gestora da Casa Amarela ao lado do artista Guido Drummond.

Guido reforça que o projeto é uma forma de manter viva a escuta coletiva. “O ‘Café com a Vizinhança’ é o início do nosso Natal, uma celebração da memória e do tombamento do patrimônio da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. É um convite para lembrar e se reconhecer nesse lugar”, diz.

Na primeira edição, a convidada será Maria Madalena Mereb, conhecida pela dedicação à preservação da história ferroviária de Campo Grande. “A ideia nasceu de um hábito antigo dos ferroviários: conversar nas portas das casas, trocar histórias. Queremos resgatar isso e valorizar o lado humano da memória”, explica Madalena.

Os relatos colhidos durante as rodas serão publicados nas redes sociais @casa.amarela.muau e vão integrar o acervo do Museu de Arte Urbana (MuAU), que transforma histórias de vida em arte muralista e narrativa. “Esses registros ajudam a construir pontes entre passado e presente. É sobre memória, mas também sobre pertencimento e futuro”, completa Guido.

Programação de Natal

De 9 de novembro a 21 de dezembro, a Casa Amarela se transforma em ponto de encontro para quem quer viver o espírito natalino de forma cultural e afetiva.

Confira a programação:

  • Café com a Vizinhança: 9 e 23 de novembro | 7 e 21 de dezembro (domingos), às 8h30
  • Bazar de Natal: de quarta a sábado, das 14h às 21h, com artistas e marcas regionais. Abertura em 19 de novembro
  • Espaço Café: com sabores regionais e cerveja artesanal, aberto de quarta a sábado
  • Oficina Arteterapêutica de Natal: todas as quartas, das 16h às 18h, até 21 de dezembro
  • Sábados de Contos de Natal: das 18h às 20h, com couvert artístico
  • Histórias da Galeria do Trecho: 5 de dezembro, às 18h
  • Roda de conversa “Lídia Baís – uma mulher à frente de seu tempo”: 12 de dezembro, às 18h, com Tatiana De Conto e Larissa Anzoátegui

O projeto tem financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal, via edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.