Com concurso de queijos, Ruraltur espera mais de 3 mil visitantes
Feira reúne mais de 100 expositores com artesanato, produtos regionais e espaços interativos

A Ruraltur MS movimenta a Feira Central de Campo Grande desde esta quinta-feira (21) e segue até as 22h desta sexta-feira (22), com mais de 100 estandes de empreendedores de Mato Grosso do Sul. No primeiro dia, cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo espaço, e a expectativa da organização é de que o público ultrapasse 3 mil visitantes até o fim do evento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Ruraltur MS, feira promovida pelo Sebrae-MS na Feira Central de Campo Grande, reúne mais de 100 estandes de empreendedores sul-mato-grossenses. O evento, que começou na quinta-feira (21) e termina nesta sexta-feira (22), já recebeu cerca de 1,5 mil visitantes, com expectativa de alcançar 3 mil pessoas. A feira destaca iniciativas de inovação no campo através do espaço Inova Agro, que inclui a Smart Farm com startups do agronegócio, oficinas da Rota Rural e o primeiro concurso de queijos artesanais do Estado. O evento também promove sessões de negócios e apresentação de projetos no "Capivara Tank", aproximando produtores locais e consumidores.
Promovida pelo Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), a feira também destaca iniciativas ligadas à inovação no campo, com o espaço Inova Agro. A programação inclui a Smart Farm, com startups voltadas ao agronegócio, oficinas práticas da Rota Rural e o primeiro concurso de queijos artesanais do Estado. Além disso, empreendedores participam de Sessões de Negócios e do “Capivara Tank”, uma vitrine para apresentação de projetos.
- Leia Também
- Livros, poesia e música transformam a Praça Ary Coelho em palco cultural
- Festa do Folclore Três Lagoas com show de Eduardo Costa nesta sexta
“É uma oportunidade de a gente mostrar, trazer aqui produtos de Mato Grosso do Sul que estejam ligados ao meio rural. Então a gente tem artesanato, todo o trem turístico mostrando os seus produtos. E, às vezes, a gente vai tão longe para conhecer coisas, em outros estados, e a gente deixa de conhecer Piraputanga, que está aqui do lado, com toda uma região maravilhosa. O Morro do Paxixi, Bonito, Rio Verde, Alcinópolis, quer dizer, onde você for no Estado tem alguma coisa legal para conhecer”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça. Segundo ele, a feira ajuda a aproximar consumidores e produtores locais, incentivando novos negócios.
Entre os participantes está Lucimar Rezende, 68 anos, que divulga o turismo da Morada do Gavião, em Corguinho, a 110 km da Capital, além do artesanato produzido na propriedade. “Recebemos muitas visitas e entregamos panfletos. Tudo isso ajuda as pessoas a conhecerem nossos atrativos e o trabalho artesanal”, contou.

Já Silvana Brum, 55 anos, exibe queijos artesanais com receita criada pelo pai e registrada no Ministério da Agricultura, por ser um produto original no mercado de queijos. A produtora relata que essa é a primeira vez que participa da Ruraltur e se surpreendeu com o volume de vendas.
“O que eu trouxe ontem, vendi tudo. Hoje, tive que mandar vir mais produtos, mas não vai durar até o fim da noite, vai acabar tudo”, disse. Silvana também vai participar da competição de queijos e relatou estar ansiosa por ser a primeira do Estado. "Nós já participamos em Araxá, em Blumenau, e conseguimos o segundo lugar lá. Agora, estamos ansiosos por essa competição", comentou.
O evento também atrai consumidores de diferentes municípios. Giovane Rocha, 46 anos, secretário de desenvolvimento de Camapuã, visitou a feira pela segunda vez. “É uma oportunidade de prestigiar produtos do nosso município e conhecer novidades do setor rural. Levei artesanatos, banana chips e, claro, queijo”, relatou.
Para o Sebrae-MS, a Ruraltur tem papel estratégico ao estimular parcerias, garantir certificações e preparar pequenos produtores para o mercado. “A feira movimenta a economia, valoriza a cultura e fortalece o turismo regional”, concluiu Claudio Mendonça.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: