ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Corumbá tem concurso de marchinhas e bloco do frei nas ruas

Programação carnavalesca que segue até o dia 18 de fevereiro

Silvio de Andrade | 11/02/2026 08:51
Corumbá tem concurso de marchinhas e bloco do frei nas ruas
Corumbá vive intensamente o Carnaval com uma extensa programação (Foto: Divulgação)

Com expectativa de ocupação de 75% dos leitos da rede hoteleira e outras opções de hospedagem (locação de casas e apartamentos em plataformas digitais), Corumbá vive intensamente o Carnaval com uma extensa programação que segue até o dia 18, data da apuração dos desfiles das escolas de samba e blocos oficiais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Carnaval de Corumbá promete movimentar a cidade até 18 de fevereiro, com expectativa de 75% de ocupação hoteleira e cerca de sete mil turistas. A programação inclui desfiles de escolas de samba, blocos oficiais, concurso de marchinhas e o tradicional Bloco Sandálias de Frei Mariano. Dez agremiações carnavalescas participarão dos desfiles nos dias 16 e 17, na Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon. A prefeitura estima público de 25 mil pessoas por noite no circuito do samba, que conta com arquibancadas, camarotes e praça de alimentação na Praça Generoso Ponce.

A cidade mais carnavalesca do interior de Mato Grosso do Sul vive em clima de folia desde o início do ano, quando a prefeitura levou as escolas de samba para os bairros e o Porto Geral recebeu o festival dos sambas enredos deste ano, com apresentação das baterias, interpretes e passistas das dez agremiações – um reencontro das comunidades com suas cores e bandeiras preferidas.

O circuito do samba está montado, compreendendo a pista dos desfiles (dias 17 e 16), cabines dos jurados, arquibancadas e camarotes, na Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon, e o palco e praça de alimentação, na Praça Generoso Ponce. A prefeitura estima que 25 mil pessoas passarão por noite nesse espaço, no centro, com segurança redobrada exigida pelo Ministério Público.

Corumbá tem concurso de marchinhas e bloco do frei nas ruas
Escolas de samba também já estão prontas para brilhar (Foto: Divulgação)

Os turistas já estão chegando na cidade, vindo da Capital e do interior Estado e também da Bolívia, e o fluxo de visitantes deve chegar a sete mil, com permanência de até cinco dias por pessoa, segundo a Fundação de Turismo do Pantanal.  Aumentou a procura por fantasias e abadás nas escolas de samba e blocos, cujos preços são variáveis e acessíveis (de R$ 30,00 a R$ 120,00).

Escolas afinam o passo – A Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) adotou nos últimos anos a realização de ensaios técnicos na passarela do samba para os últimos ajustes nos sistemas de iluminação e sonorização digital em todo o percurso. É um momento também de grande tensão para as escolas de samba no alinhamento de seu enredo.

Este ano, os ensaios ocorreram no domingo (8) e segunda-feira (9) e transformaram-se em uma prévia dos desfiles, com o público lotando as arquibancadas, aplaudindo e pedindo samba no pé aos passistas.

Segundo o presidente da liga, Zezinho Martinez, o ajuste da estrutura e das escolas é essencial: “o povo participou, as escolas entraram motivadas, levando para a avenida o que tem de melhorar, e tivemos uma prévia do que será o desfile e a grandiosidade do carnaval. Graças a Deus não choveu e fizemos todos os testes, inclusive de recuo das baterias, e foi um sucesso total”.

Corumbá tem concurso de marchinhas e bloco do frei nas ruas
Um dos blocos oficiais que vão desfilar esse ano. (Foto: Divulgação)

Hoje tem sátira ao padre - A programação oficial do carnaval corumbaense começou no dia 6 de fevereiro e na noite desta quarta-feira (11) haverá o concurso de marchinhas e a saída do tradicional e irreverente Bloco Sandálias de Frei Mariano, no Jardim da Independência, a partir das 19h.

O bloco fundado há 20 anos leva o nome do polêmico padre, ao qual se atribui uma praga rogada contra a cidade depois de se indispor com a sociedade local durante a construção da igreja de Nossa Senhora da Candelária (1885). A letra da música do grupo ironiza a lenda e pede um “xispa” ao azar.

Amanhã, um dos eventos mais esperados: o Concurso de Fantasias, que reúne carnavalescos de várias cidades do Estado. Será realizado a partir das 20h, no ginásio do Corumbaense. Na avenida, quem rompe é o bloco de sujos Cibalena, arrastando uma multidão (no ano passado foram mais de 30 mil foliões). A sexta-feira está reservada a um show popular, na Praça Generoso Ponce, mas não foi anunciada a atração.

No sábado, a primeira disputa na avenida: o desfile dos onze blocos oficias, com início cronometrado às 20h. Antes, às 12h, haverá uma roda de samba (Casario Folia) no Porto Geral, uma ótima opção para quem visita a cidade. Além da boa música, oportunidade de passear nas lanchas pelo Rio Paraguai, as quais estarão operando todo o dia.

Explosão da bateria e gingado - No domingo, dia de desfile de escola de samba, tem mais Casario Folia (12h) e Jardim Folia (praça central, às 16h). A partir das 20h, cinco escolas vão entrar na avenida contagiando o público: Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá.

A programação se repete na segunda-feira, com mais cinco escolas desfilando e muitas emoções: Imperatriz, Estação Primeira, Império do Morro, Marquês de Sapucaí e Mocidade da Nova Corumbá. Em 2025, as chuvas danificaram carros alegóricos e fantasias de algumas escolas, no primeiro dia do desfile, e não houve disputa pelo título, que voltou a ser acirrada esse ano.

A despedida da folia pantaneira será na terça-feira, com uma noite especial: o carnaval dos velhos tempos, com muito romantismo e saudosismo. Na avenida, iniciando-se às 20h, desfile do corso (carros enfeitados), cordões carnavalescos, grupo de pastorinhas e os blocos de frevo e dos palhaços.

Corumbá tem concurso de marchinhas e bloco do frei nas ruas
Cordão carnavalesco (Foto: divulgação)


Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.