Ministério da Saúde amplia cobertura vacinal de HPV para usuários de PrEp
Os usuários com idades de 15 a 45 anos passam a integrar o público-alvo de imunização
O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (3), em nota técnica, a ampliação da cobertura vacinal do imunizante para HPV (Papilomavírus Humano). Os usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição), normalmente usado como proteção contra o vírus HIV. com idades de 15 a 45 anos, passam a integrar o público-alvo da vacinação no esquema de imunização.
O novo grupo deve receber o esquema vacinal HPV4 (Quadrivalente), eficaz para as cepas 6, 11, 16 e 18 do vírus. O esquema consiste na aplicação de três doses da vacina, com intervalo de dois meses após a primeira aplicação e quatro meses após a segunda.
Após completar o esquema vacinal, os usuários da PrEP não devem ser imunizados novamente. No entanto, pessoas que receberam a primeira dose e não deram continuidade à vacinação devem tomar três doses para garantir a eficácia.
Os interessados devem procurar as unidades de vacinação da rede pública de saúde e apresentar um comprovante de uso do medicamento. Isso inclui formulário de prescrição da profilaxia, receita de prescrição, cartão de seguimento ou o próprio medicamento.
PrEP (Profilaxia Pré-exposição) - A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV é uma medida preventiva que envolve a administração de medicamentos antirretrovirais para que o organismo esteja preparado para um eventual contato com o vírus. Essa estratégia foi introduzida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no final de 2017.
No Brasil, a PrEP é recomendada para pessoas sexualmente ativas com 15 anos ou mais, que pesem pelo menos 35 quilos e que tenham um risco elevado de infecção pelo HIV.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.