ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Lado Rural

83ª Expogrande terá participação das raças de cavalo pantaneiro, crioulo e árabe

Feira agropecuária começa dia 13 de abril e segue até o dia 23, em Campo Grande (MS)

José Roberto dos Santos | 06/04/2023 15:10
Julgamento da raça de cavalo crioulo na Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)
Julgamento da raça de cavalo crioulo na Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)

O Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de MS programou quatro provas durante a Expogrande deste ano, que acontecerão entre os dias 19 e 22 de abril durante a edição de número 83 da feira. As provas de Doma de Ouro, Um ano de Freio, Freio do Proprietário e Morfologia Passaporte prometem apresentar as características da raça e incentivar pecuaristas na criação do cavalo crioulo, considerada a raça mais antiga criada do Brasil. Para a realização do evento a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), reservou 60 cocheiras para a estadia dos animais.

A Expogrande acontece de 13 a 23 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS).

O técnico de expansão do Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo, Lucas Lau, fala sobre as principais características da raça e a importância do animal na pecuária. "O cavalo crioulo é tradicionalmente usado na pecuária, explicando assim o crescimento de criadores da raça. É um animal manso, rústico, fácil para domar e com vontade de trabalhar com boi. É importante que os criadores participem das provas e conheçam os animais da raça mais antiga do Brasil e saber identificar um animal de raça pura, para manter a qualidade e o desempenho do cavalo. As principais característica é na cabeça do animal, com topetes de crinas volumosas", explica Lucas Lau.

Provas de morfologia da raça de cavalo pantaneiro, durante a Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)
Provas de morfologia da raça de cavalo pantaneiro, durante a Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)

Cavalo pantaneiro

A presença do cavalo pantaneiro é sempre um show à parte na Expogrande. Este ano a expectativa é que mais de 70 animais da raça participem das provas e pelo menos 35 lotes de elite do cavalo pantaneiro sejam leiloados. Conhecida por ser uma raça rústica e resistente, ganhou importância fundamental para a pecuária pantaneira. E ganhou rapidamente a preferência de laçadores.

A entrada dos animais deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, quando serão submetidos ao julgamento morfológico da raça. No dia 21 acontecem as provas funcionais da raça, o laço comprido, vai acontecer a partir das 08h. O leilão da raça acontece no dia 22 de abril, a partyir das 13 horas, na sede da associação no Parque Laucídio Coelho.

Arabian Show

O cavalo árabe, conhecido por ser a única raça de cavalo da antiguidade que chegou nos dias atuais, vai estar presente este ano novamente na Expogrande. As provas e exposições dos animais vão acontecer a partir das 09h no 15 de abril (sábado).

Mato Grosso do Sul conta com mais de 60 criadores da raça, sendo o Estado detentor do ranking de quinto maior plantel do Brasil.

Nos siga no Google Notícias