MS se aproxima da conclusão do plantio de milho com 2,04 milhões de hectares
Apesar da boa cobertura, produtores estão em alerta com previsão do tempo para junho
O plantio do milho segunda safra 2024/2025 segue em ritmo acelerado em Mato Grosso do Sul, com 97,4% da área total semeada até o começo de abril, segundo dados do Projeto SIGA, executado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A região norte apresenta o maior avanço, com 99,8% da área já plantada. Em seguida, aparecem as regiões centro (98,6%) e sul (97,4%). Ao todo, a área estimada para a cultura nesta safra é de aproximadamente 2,04 milhões de hectares.
As condições das lavouras são, em sua maioria, consideradas boas. No norte, 91,7% das plantações estão em bom estado. No nordeste, o índice chega a 98%. Já na região oeste, o percentual é de 96,7%; no sudoeste, 85,1%; no sudeste, 87,6%; e no centro, 77,3%. Nas regiões sul-fronteira e sul, os percentuais caem para 55,2% e 32,1%, respectivamente.
Mesmo com o avanço na plantação, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu alerta sobre o risco de estiagem a partir de junho, o que pode comprometer a produção. A previsão para o trimestre entre abril e junho aponta chuvas abaixo da média, especialmente nas regiões oeste e sudeste do Estado.
Além disso, a tendência é de temperaturas mais elevadas, o que pode intensificar os efeitos da seca e agravar a estiagem.
“A cultura tem perdido força devido ao alto custo de produção e às condições climáticas adversas, que estão afetando seu desenvolvimento. Esses fatores aumentam o risco da atividade. Por isso, os produtores estão optando por diversificar a segunda safra”, explica Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja.
Mais informações sobre as lavouras de soja e milho, clima e mercado de grãos podem ser conferidas clicando aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.