ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 22º

Lado Rural

Pecuaristas de MS têm até dia 31 para atualização cadastral de rebanhos

Até o dia 22 de dezembro o índice de declaração na etapa novembro 2023 chegava a 95,41%

Por José Roberto dos Santos | 27/12/2023 15:12
Rebanho bovino criado a pasto em propriedade rural; MS tem 18,6 milhões de cabeças. (Foto: Divulgação)
Rebanho bovino criado a pasto em propriedade rural; MS tem 18,6 milhões de cabeças. (Foto: Divulgação)

Os pecuaristas das regiões do Planalto e Pantanal de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de dezembro para fazer a Atualização Cadastral e Declaração Semestral de Rebanhos junto à Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Em nota distribuída à imprensa, até o dia 22 de dezembro o índice de adesão dos produtores era de 95,4%.

A etapa de novembro venceu no dia 30 de novembro, mas uma portaria da Iagro prorrogou o prazo até 31 de dezembro. Porém, as propriedades que não realizaram a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos até 30 de novembro de 2023, ficaram automaticamente bloqueadas e seriam desbloqueadas somente mediante a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos, sem a aplicação de penalidades.

A Iagro reforça a importância da colaboração dos criadores e proprietários rurais de manterem seus dados atualizados. Essa iniciativa é fundamental para fortalecer as ações de defesa sanitária e promover a sanidade animal em Mato Grosso do Sul.

Produtores de diversas espécies, como bovinos, aves, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, devem realizar a atualização obrigatória. Só o rebanho bovino de Mato Grosso do Sul chega a aproximadamente 18,6 milhões de cabeças.

O Iagro oferece suporte gratuito para a atualização cadastral. O processo pode ser feito diretamente pelo portal GAP (www.gap.ms.gov.br) ou em uma agência da Iagro, evitando intermediários e custos adicionais.

Nos siga no Google Notícias