ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Após dia de temporal, céu escurece durante a tarde em Ponta Porã

Céu escureceu rapidamente por volta das 16h; município teve alagamentos neste domingo

Guilherme Correia e Helio de Freitas, de Dourados | 13/11/2022 16:59

Por volta das 16h deste domingo (13), o céu escureceu rapidamente em Ponta Porã, município distante 323 quilômetros de Campo Grande, e surpreendeu moradores locais. Ao mesmo tempo, chuva forte com relâmpagos e trovoadas atingiu a idade. Mais cedo, a cidade teve caso de alagamentos e prejuízo a moradores.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Vera de Oliveira, tanto a pasta quanto a Defesa Civil Estadual têm realizado atendimentos a 32 famílias atingidas pelo temporal no município e outras receberão auxílio em breve. "Foram 32 famílias atendidas com alimentos, roupas, cobertores e outras necessidades e a equipe continua atendendo."

O secretário de Segurança Pública do município, Marcelino Nunes, ressalta que o telefone 153 está à disposição da população e que o trabalho da Defesa Civil continuará em parceria com as demais secretárias municipais, pois a chuva continua. O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) determinou que se instalasse local para abrigar as pessoas caso haja necessidade.

Segundo a plataforma Climatempo, o tempo deve permanecer fechado até terça-feira (15), quando as chuvas tendem a reduzir.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou perigo associado a tempestade em diversos municípios do Estado, incluindo Ponta Porã. Neste sábado (12) a cidade de Naviraí foi atingida por chuva intensa e queda de granizo.

O órgão reforça a possibilidade de chuva intensa de até 60 milímetros por hora, ventos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Segundo o Instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Para evitar tragédias, o Inmet divulgou algumas orientações - em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda. Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Nos siga no Google Notícias