ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  10    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Após geada, Mato Grosso do Sul tem alerta para baixa umidade

Mais da metade do Estado deve registrar essa condição no domingo de Dia dos Pais

Por Cassia Modena | 10/08/2025 10:55
Após geada, Mato Grosso do Sul tem alerta para baixa umidade
Reforçar a hidratação é a principal dica para enfrentar essa condição (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Após o alerta de geada do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) se confirmar em cidades de Mato Grosso do Sul, como Rio Brilhante, o aviso para este domingo de Dia dos Pais (10) é de baixa umidade relativa do ar.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul está sob alerta de baixa umidade relativa do ar neste domingo, após registro de geada em algumas cidades. A previsão do Inmet indica que a umidade pode variar entre 20% e 30% em 48 municípios do estado, entre 13h e 19h. O alerta é de baixo risco para incêndios e saúde.A baixa umidade pode causar problemas respiratórios, como asma e rinite, além de ressecamento da pele e olhos. Recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, consumir frutas e legumes, evitar exercícios físicos nos horários mais quentes e usar hidratantes. Soro fisiológico pode ser aplicado em olhos e nariz, se necessário.

Segundo o instituto, a condição pode ser registrada entre as 13h e 19h, no horário local, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% em 48 municípios do Estado. O alerta é amarelo, que representa baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Mais da metade da área de Mato Grosso do Sul está sob alerta. O Inmet cita: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Figueirão, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.

Outros estados que enfrentam baixa umidade hoje são Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Para a saúde - A baixa umidade pode aumentar a ocorrência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal.

Para amenizar seus efeitos, as recomendações do Ministério da Saúde são:

  • Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
  • Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
  • Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratantes para a pele não ressecar;
  • Aplique algumas gotas de soro fisiológico nos olhos e no nariz, caso sinta ressecamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.