Biólogo registra momento em que onça-pintada repousa em galho
Registro desmente mito popular e reforça estudo sobre o comportamento dos felinos na natureza
Uma onça-pintada foi flagrada procurando o lugar ideal para descansar em meio à mata do Pantanal. A cena foi registrada pelo biólogo e guia da natureza Marcos Ávila, no Refúgio Ecológico Caiman, que fica em Miranda.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma onça-pintada foi registrada em vídeo enquanto procurava um local para descansar em uma árvore no Pantanal. O flagrante, capturado pelo biólogo e guia Marcos Ávila no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, mostra o felino escalando galhos durante a noite até encontrar uma posição confortável. O registro contribui para derrubar o mito popular de que "onça não sobe em árvore". O projeto Onçafari, em parceria com a National Geographic, desenvolve estudos sobre as "onças escaladoras de árvores", comprovando que este comportamento é recorrente entre os animais.
No vídeo publicado em sua rede social, é possível ver a onça escalando o galho de uma árvore durante a noite. Após alguns minutos se equilibrando, o animal encontra uma posição confortável e finalmente repousa.
“Mais uma noite tranquila no Pantanal”, descreveu Marcos na legenda. A publicação rapidamente conquistou os seguidores do biólogo. “Coisa lindaaaaa”, comentou uma mulher.
Mito derrubado – As imagens reforçam que a antiga frase popular “onça não sobe em árvore” não é verdadeira. Embora muitas vezes repetida, a afirmação já havia sido desmentida por registros feitos com armadilhas fotográficas.
Segundo o projeto Onçafari, as filmagens comprovam que o comportamento de escalar árvores não é um caso isolado. A partir dessas observações, foi iniciado em 2019 um estudo sobre as chamadas “onças escaladoras de árvores”, com incentivo da National Geographic.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.