Câmera flagra jaguatirica desafiando domínio de ariranhas no Pantanal
Registro foi feito por câmeras de monitoramento do Projeto Jaguatiricas, e publicado nas redes sociais
Uma jaguatirica foi flagrada marcando território em uma área dominada por ariranhas no Pantanal. O registro foi feito por uma câmera de monitoramento do Projeto Jaguatiricas, na Fazenda San Francisco, em Miranda, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande. O vídeo foi publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (3).
De acordo com o projeto, o animal flagrado é um macho. Nas imagens, ele aparece urinando e, em seguida, raspa o solo com as patas dianteiras exatamente no local onde as ariranhas costumam fazer a latrina. No outro trecho do vídeo, quem aparece no mesmo local são as ariranhas.
"Para quem não sabe, as latrinas são pontos estratégicos onde esses animais deixam fezes e urina para marcar território e reforçar a identidade do grupo", explicou o projeto.
Ainda conforme a publicação, a situação cria uma espécie de "babel de cheiros". Como as ariranhas se comunicam por meio de odores característicos, a jaguatirica estaria disputando esse espaço.
"A comunicação química é essencial no mundo dos mamíferos, e essa sobreposição de marcações pode indicar uma disputa territorial, curiosidade ou até mesmo uma interação indireta entre as espécies", finaliza o texto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.