ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Chuvas em Campo Grande chegam a 46% acima da média em novembro

Relatório mensal indica aumento das temperaturas em relação ao histórico e tendência de chuva irregular

Por Ketlen Gomes | 07/12/2025 16:54
Chuvas em Campo Grande chegam a 46% acima da média em novembro
Campo Grande registrou até 46% de chuvas acima da média histórica para o mês de novembro. (Foto: Juliano Almeida)

As chuvas registradas em Campo Grande durante o mês de novembro chegaram a atingir 46% acima da média histórica, segundo o boletim mensal do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). O dado corresponde ao maior volume observado entre os pontos oficiais de medição do município, registrado no pluviômetro do Cemaden, que acumulou 239,8 mm no período.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em novembro, Campo Grande registrou chuvas 46% acima da média histórica, com acúmulo de 239,8 mm no pluviômetro do Cemaden. No entanto, a estação do Inmet na Embrapa Gado de Corte indicou apenas 5% acima da média mensal. No estado, dos 62 pontos monitorados, 40 apresentaram volumes abaixo da média. Amambai teve o maior índice estadual, com 272,4 mm. As temperaturas em Campo Grande também superaram a média histórica, com mínima 0,3°C e máxima 1,5°C acima do normal.

Apesar do pico elevado, a estação de referência do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Gado de Corte, apontou um cenário menos discrepante: o acumulado da Capital ficou apenas 5% acima da média para o mês, resultado que contrasta com as tempestades que marcaram o período.

No restante do Estado, o comportamento das chuvas variou bastante. Dos 62 pontos monitorados, 40 registraram volumes abaixo da média, 21 ficaram acima e apenas um dentro do normal. O maior índice estadual foi observado em Amambai, com 272,4 mm, também 46% superior ao padrão climatológico.

Imagens de satélite mostram que as regiões centro-sul, leste e sudeste tiveram os maiores acumulados, entre 90 mm e 180 mm. Em grande parte do território sul-mato-grossense, no entanto, as chuvas ficaram abaixo do esperado.

O boletim também aponta aumento das temperaturas em Campo Grande em relação à média histórica: a mínima ficou 0,3°C acima, e a máxima, 1,5°C superior ao registrado entre 1981 e 2010.

Para o trimestre de dezembro a fevereiro, a tendência é de chuva irregular, podendo ficar ligeiramente acima ou abaixo do esperado conforme a região. As temperaturas devem se manter próximas ou um pouco acima da média, e há cerca de 50% de probabilidade de La Niña influenciar o período.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.