ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Ciclone extratropical perde força, mas MS está na rota e continua em alerta

Podem ocorrer ventos intensos, granizo, risco de corte de energia, queda de árvores e alagamentos

Por Izabela Cavalcanti | 08/11/2025 09:32
Ciclone extratropical perde força, mas MS está na rota e continua em alerta
Mapa do Inmet mantém alerta laranja para norte do Estado (Foto/Reprodução)

O ciclone extratropical que estava a caminho de Mato Grosso do Sul perdeu força na manhã deste sábado (8). No entanto, o alerta da Defesa Civil de Campo Grande é de que o Estado ainda está na rota.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O ciclone extratropical que se aproximava de Mato Grosso do Sul perdeu força neste sábado, mas o Estado permanece em alerta. Segundo o Inmet, ventos de 60 km/h foram registrados na região Sul, enquanto Campo Grande registrou rajadas de 48 km/h durante a madrugada. A temperatura na capital sul-mato-grossense sofreu variação significativa, caindo de 27°C para 18°C. A Defesa Civil mantém o alerta para tempestades, com possibilidade de granizo, quedas de árvores e alagamentos. O fenômeno já causou cinco mortes e 430 feridos no Paraná.

Os ciclones são formados por sistemas de baixa pressão. Eles "puxam" o ar quente e úmido da superfície e o empurram para cima, formando nuvens de chuva. Ciclones extratropicais surgem do contraste de temperatura entre massas de ar quente e fria. Neste caso em específico, vem do Paraguai.

“Ciclone extratropical, Campo Grande na rota. Vários alertas em nível nacional já foram emitidos. Vários estados serão atingidos; Mato Grosso do Sul é um deles, e Campo Grande também está na rota”, disse o coordenador da Defesa Civil de Campo Grande, Enéas José Neto.

De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Danilo Siden, a parte mais crítica passou na região Sul do Estado, com ventos de 60 km/h.

“Desde ontem à noite até agora, foram alguns pontos com cerca de 60 quilômetros por hora no Sul do Estado. Em Campo Grande foram 48 quilômetros por hora na madrugada”, explicou.

A previsão para o Estado também é de queda na temperatura, que pode chegar a até 10°C de diferença. Às 1h, Campo Grande estava com 27°C e caiu para 18°C no início da manhã; às 9h chegou a 21°C.

A Defesa Civil reforça o alerta, já que Campo Grande está entre as regiões sob influência do sistema. Diante disso, também foi emitido alerta de tempestade em MS (Mato Grosso do Sul), com ventos intensos, granizo, risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Se a previsão se confirmar, este será o terceiro evento climático intenso na capital.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou pelo WhatsApp (67) 2020-1389.

Na noite de ontem (07), um outro fenônomeo, um tornado com ventos de 115 km/h, atingiu o Estado do Paraná, deixando cinco mortos e, pelo menos, 430 feridos. São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também estão em alerta.

Ciclone extratropical perde força, mas MS está na rota e continua em alerta
Chuva registrada ontem em Campo Grande, na região da avenida Ernesto Geisel (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.