ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Enquanto sul de MS tem alerta de tempestade, centro e norte enfrentam estiagem

Parte do Estado pode ter temporais com granizo, enquanto o restante sofre com a umidade do ar desértica

Por Kamila Alcântara | 14/09/2025 15:10
Enquanto sul de MS tem alerta de tempestade, centro e norte enfrentam estiagem
Sol forte no Bairro Chácara Cachoeira (Foto: Paulo Francis)

O domingo (14) em Mato Grosso do Sul é de contrastes climáticos. Enquanto cidades da região sul estão sob alerta de tempestade, com risco de ventos fortes e queda de granizo, grande parte do estado enfrenta estiagem severa, com índices de umidade do ar em níveis críticos. Os avisos foram emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e valem até a manhã de segunda-feira (15).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul enfrenta condições climáticas contrastantes neste domingo. Enquanto a região sul está sob alerta amarelo de tempestade, com previsão de chuvas de até 50 milímetros e ventos de 40 a 60 km/h, outras 33 cidades do centro, norte, leste e pantanal receberam alerta laranja devido à baixa umidade do ar. O Inmet indica que municípios como Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Coxim podem registrar índices de umidade entre 12% e 20%, caracterizando condição desértica. A situação aumenta o risco de incêndios florestais e causa desconforto à saúde da população, exigindo cuidados especiais com hidratação.

No sul, municípios como Amambai, Naviraí, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Mundo Novo podem registrar chuva de até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos entre 40 e 60 km/h e queda isolada de granizo. O alerta é amarelo, indicando baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, estragos em plantações e alagamentos. A orientação é evitar abrigar-se debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres e placas de propaganda.

Já em cidades do centro, norte, leste e Pantanal, incluindo Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Coxim, o risco é oposto: a baixa umidade coloca 33 municípios sob alerta laranja, de perigo. Os níveis podem variar entre 12% e 20%, caracterizando condição de deserto. O quadro aumenta a chance de incêndios florestais e provoca desconforto à saúde, como ressecamento da pele, dos olhos, da boca e do nariz.

Enquanto sul de MS tem alerta de tempestade, centro e norte enfrentam estiagem
Faixa amarela no extremo Sul é do alerta de tempestade, enquabto o laranja e o amarelo predominante é de estiagem (Foto: Reprodução)

Para minimizar os impactos, o Inmet recomenda ingerir bastante líquido, evitar exercícios físicos e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de usar hidratantes e umidificar ambientes.

Os dois alertas reforçam a instabilidade do clima em Mato Grosso do Sul nesta época do ano, quando a transição de sistemas de alta pressão e frentes frias provoca temporais localizados, mas mantém grande parte do Estado em estiagem, elevando os riscos de incêndios e exigindo atenção redobrada da população.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.