Florada de ipês-rosa transforma paisagem do Pantanal de MS
Vídeo gravado por empresário mostra mar de flores durante período seco
A florada dos ipês-rosa cobriu de flores a região pantaneira do Rio Negro, no interior de Mato Grosso do Sul, e transformou a paisagem verde em um mosaico vibrante de cores. O fenômeno, que ocorre entre junho e outubro, marca o início da sequência de floração dos ipês no bioma e foi registrado em vídeo pelo empresário Renato Rondon, do Hotel Barra Mansa.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
As imagens, feitas com drone, mostram a copa das árvores tingida de rosa e viralizaram nas redes sociais.
"Eu tinha ido para a cidade e, na volta de avião, vi tudo rosa. No dia seguinte levantei o drone bem cedo e me deparei com esse mar maravilhoso", contou Rondon à Folha de São Paulo, que usou as redes para divulgar o registro. Ele afirma que quer mostrar ao mundo "a magia do Pantanal".
A floração dos ipês-rosa acontece durante a estação mais seca do ano, quando outras espécies perdem as folhas. Ao contrário delas, os ipês florescem com força. Segundo biólogos, isso faz parte da estratégia de reprodução da árvore: sem folhas, as flores chamam mais atenção dos polinizadores, como abelhas e beija-flores.
Além do valor paisagístico, os ipês têm papel ecológico importante. São fonte de alimento para insetos, suportam longos períodos sem chuva e chegam a atingir 30 metros de altura. De acordo com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a árvore pertence ao gênero Handroanthus, que reúne cerca de cem espécies nativas do Brasil, distribuídas por diferentes biomas.
As imagens que ganharam repercussão nas redes foram feitas na Fazenda Barra Mansa, fundada nos anos 1940 por Aniceto Rondon, primo do marechal Cândido Rondon. Localizada em uma curva do Rio Negro, a propriedade abriga o hotel administrado pela família até hoje, sendo um dos locais de gravação da novela Pantanal (2022), apresentada pela TV Globo.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.