ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Fogo consome área equivalente a 4 mil campos de futebol em parque

Fogo consumiu 3 mil hectares no local e levou à suspensão das visitas por tempo indeterminado

Por Viviane Oliveira | 01/10/2025 10:47


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Incêndios no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Mato Grosso do Sul, já consumiram cerca de 3.000 hectares desde 19 de setembro. O fogo, iniciado por um raio, foi intensificado pelo clima seco e baixa umidade do ar. Equipes do Corpo de Bombeiros, Imasul e prefeituras locais trabalham no combate às chamas, construindo mais de 50 km de aceiros. O parque teve suas visitações temporariamente suspensas para garantir a segurança de todos e otimizar as operações de combate ao incêndio.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, entre os municípios de Costa Rica e Alcinópolis, no norte de Mato Grosso do Sul, já teve aproximadamente 3.000 hectares consumidos pelo fogo, o equivalente a cerca de 4.286 campos de futebol, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Conforme Elisberto Martins Rezende, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Alcinópolis, os incêndios começaram em 19 de setembro, provocados por um raio, e se intensificaram devido ao tempo seco e à baixa umidade relativa do ar.

Com a chegada da chuva, o fogo foi amenizado por dois dias, mas voltou a se espalhar. Para conter as chamas, foram abertas faixas de aceiros na região do Ribeirão Engano e nos vales do Cânion, utilizando máquinas como patrola, escavadeira, pá carregadeira, trator de esteira, trator com grade, além de aceiros manuais feitos pelos brigadistas com foices e sopradores. Até o momento, já foram construídos mais de 50 km de aceiros.

O Corpo de Bombeiros informou que as equipes seguem trabalhando para manter o foco de incêndio controlado, com apoio do Imasul, de produtores rurais e das prefeituras locais. A operação incluiu trabalho durante a madrugada desta quarta-feira (1º) e a situação apresenta melhora em relação ao dia anterior.

Devido ao incêndio de grandes proporções, a direção do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari suspendeu temporariamente as visitações por tempo indeterminado, para garantir a segurança de visitantes, funcionários e brigadistas, além de permitir que as equipes de combate ao fogo atuem com máxima eficiência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.